A diretoria do Macaé Esporte anunciou, nesta segunda-feira (13), a contratação de mais quatro reforços para a disputa do Estadual da Segunda Divisão. O campeonato começa neste sábado (18) e o alvianil praiano faz a sua estréia contra o Cardoso Moreira, às 15h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.
Da Cabofriense vieram o lateral-direito Tiago e o volante Marcos Marins. Os dois participaram da campanha do time da Região dos Lagos na Copa Rio, torneio em que o clube ficou com o vice-campeonato. O outro reforço é o atacante Zé Carlos, que disputou o Carioca deste ano também pela Cabofriense. Ele marcou dois gols no campeonato.
Por fim, o Macaé Esporte aguarda a chegada do lateral-esquerdo Fernandes. O jogador vem emprestado pelo Campinense-PB após ter disputado o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Icasa-CE. Os dirigentes esperam anunciar, nesta terça-feira (14), a contratação do goleiro Azul, que no primeiro semestre deste ano defendeu as cores do Treze-PB.
- Com estes reforços, definimos o elenco do Macaé para a disputa da Segunda Divisão. Acredito no potencial deste grupo e tenho certeza de que iremos conseguir ficar com uma das cinco vagas para a elite do futebol do Rio de Janeiro em 2008 - disse o presidente do Macaé Esporte, Teodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho.
Estadual - Com 25 participantes, o Campeonato Estadual da Segunda Divisão promete ser o mais disputado dos últimos anos, principalmente porque cinco clubes garantem vaga no Carioca da Primeira Divisão de 2008. As equipes foram divididas em quatro chaves, sendo três com seis times e uma com sete.
Na primeira fase, as equipes jogarão entre si, dentro do grupo, em turno e returno, classificando-se os quatro primeiros colocados. Na segunda fase, os 16 clubes serão distribuídos em quatro chaves. Sendo assim, os times jogam entre si, dentro do grupo, em turno e returno, se classificando as duas primeiras dos grupos E, F, G, H. Na terceira fase, as associações serão distribuídas em dois grupos, formados por quatro equipes cada um e assim constituídas: grupo I e grupo J. Nesta fase, as associações jogarão entre si, dentro do grupo, em sistema de turno e returno, onde todos se classificam para a quarta fase.
Depois, os dois primeiros colocados das chaves I e J formaram o grupo K, onde todos já estarão garantidos na elite. Os terceiros e quartos colocados das chaves I e J ficam no grupo L, e o vencedor será o quinto clube classificado para a Primeira Divisão de 2008. Além disso, estas oito equipes finalistas estarão habilitadas a participar da Copa Rio do próximo ano.
Duas equipes serão rebaixadas para a Terceira Divisão de 2008. Os últimos colocados das chaves A, B, C e D da primeira fase formam o grupo X. Os times jogam entre si, em turno e returno, e serão rebaixados os dois últimos colocados desta chave.
Ao final do returno de cada uma das quatro fases, havendo empate em pontos ganhos entre duas ou mais associações, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias na fase; melhor saldo de gols na fase; maior número de gols pró na fase; menor número de cartões amarelos e vermelhos, durante todo o campeonato, somados os cartões dos atletas e comissão técnica e sorteio na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.