logo

Macaé Esporte: CBF anuncia novidades para a Série C

08/02/2012 15:12:41 - Jornalista:

A CBF anunciou, nesta terça-feira (07), alterações significativas na Série C do Brasileiro. A mais relevante será a mudança no sistema de disputa, que passa de quatro grupos de cinco equipes (como foi em 2010 e 2011), para dois grupos de 10, o que permitirá aos 20 clubes envolvidos na competição estar em atividade durante todo o ano.

Apenas essa mudança, portanto, garantirá aos clubes um calendário anual, tendo em vista que a competição terá 18 rodadas só na primeira fase. Os quatro melhores colocados em cada grupo se classificarão para a fase mata-mata. Daí em diante, os grupos se cruzam para fazer as quartas-de-final, semifinal e a decisão.

Além disso, a Série C passará a ter o calendário alinhado com o das séries A e B. Dessa forma, não haverá jogos no meio de semana. Outra novidade promete aumentar ainda mais o nível técnico da competição. A partir deste ano, os clubes receberão aporte financeiro da CBF. Na prática, a entidade vai pagar o deslocamento das equipes para até 25 pessoas na delegação, transporte, estada, alimentação, além de todas as despesas relativas à arbitragem.

A Série C 2012 está marcada para começar no dia 27 de maio. Com as novidades divulgadas, o término do campeonato foi prorrogado da data original: ao invés de definir um campeão no início de outubro, a Série C 2012 se estenderá até meados de novembro.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, destaca que estas mudanças tornam as competições promovidas pela entidade as mais competitivas e organizadas no mundo.

- Na contramão de vários países, que passam por grave crise econômica, o Brasil caminha para um futebol totalmente organizado. E na Série C, em particular, teremos agora transmissão da TV e um calendário anual para 60 clubes, o que vai gerar oportunidade de emprego para muita gente: árbitros, comissões técnicas, jogadores, profissionais de imprensa e mais um grande universo de profissionais envolvidos na organização dos jogos - finalizou.

A CBF deverá divulgar em breve a formação dos grupos e a tabela dos jogos.

Fonte: Site Oficial da CBF