A equipe masculina profissional do Macaé Esporte estréia na Copa Rio, no domingo (15), contra o Casimiro de Abreu. A partida será, às 15h, na casa do adversário. A Copa Rio começa no sábado (14) e reúne 21 times de futebol do Estado do Rio de Janeiro divididos em cinco grupos. A competição termina no dia 30 de junho e a equipe do Macaé Esporte aposta nas recentes contratações para garantir bons resultados no torneio.
O Macaé Esporte contratou dois jogadores do Americano: o goleiro Jéferson, de 23 anos, e o lateral esquerdo Pirão, além do atacante Mossoró, do Friburguense. Os laterais esquerdos Bidu e Nilberto e o volante William também voltam à equipe. Bidu retorna depois de uma temporada no Friburguense e Nilberto e William do Americano. Na próxima semana chegam mais reforços para à equipe macaense: o lateral direito e meia, Sérgio Gomes e Rodrigão, zagueiro do Ribeirão Preto.
No último amistoso realizado no Estádio Cláudio Moacyr, no dia 30, contra a equipe do Olaria, o Macaé Esporte venceu por 4 a 1. “Desde janeiro realizamos dez amistosos. Ganhamos sete partidas, empatamos duas e sofremos uma derrota. Estou há oito meses à frente da equipe e essa foi a primeira derrota do time em casa em amistosos. Foi fundamental termos iniciado os treinamentos em janeiro, com bastante antecedência para podermos avaliar o trabalho em relação ao grupo”, destaca o técnico do Macaé Esporte, Rubens Filho, que aposta na humildade como palavra chave para buscar a vitória.
Antes do início dos treinos desta quarta-feira (11), no Estádio Cláudio Moacyr, o técnico Rubens Filho conversou com os jogadores, ressaltando que o empenho nos treinos é fundamental para a escalação da equipe.
- Nenhum jogador tem vaga garantida como titular. A disposição e o empenho nos treinamentos são primordiais para o atleta estar preparado para entrar em campo. Temos uma equipe boa e agora é só botar em prática -, diz o técnico aos jogadores. Rubens Filho tem 24 anos de carreira como técnico de futebol, 14 títulos conquistados e já trabalhou à frente de equipes no Katar e Portugal.
A equipe do Macaé Esporte, que vai estrear na Copa Rio, é formada pelos goleiros Cleber, Jéferson, Bruno e Anderson; os alas Marcelinho e Braga; os zagueiros Jorge Luiz, Cavalini, Emerson, Bruno Sá, Rodrigão, Alan e Rodrigo Mansur (que veio da equipe do juniores do Macaé Esporte); os laterais esquerdos Jorginho, Nilberto e Pirão; os volantes William, Bidu, Luisinho (ex-Bonsucesso), Dudu (também do juniores) e Pezão; os meias Wallace, Ronald, Carlos Alberto e Sérgio Gomes; os atacantes Edivaldo, Dione, Leandrinho, Pimenta e Mossoró.
O técnico Rubens Filho não vai contar com o atacante Vitinho que foi operado de uma hérnia e ficará fora da equipe pelo menos por um mês. O jogador só voltará no segundo turno da Copa Rio para reiniciar os treinamentos. O meia Fábio está afastado da equipe por causa de uma contusão no joelho e o zagueiro Cavalini provavelmente não deverá jogar neste domingo por causa de um problema muscular.
- As equipes do CFZ, Olaria, Bangu e Portuguesa são equipes que vêm para brigar pelos primeiros lugares na Copa Rio. Por isso, temos que aproveitar as oportunidades para buscarmos a classificação para a segunda fase -, explica Rubens Filho.
No Grupo do Macaé estão também o Tigres do Brasil (de Xerém), Cidadania e Bangu. O primeiro colocado na Copa Rio terá direito de disputar a Copa Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro, ambos em 2008.