Dia 8 de setembro de 2012. Então reserva da equipe, entrou aos 33 do segundo tempo e, dois minutos depois, marcou o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Tupi, em Juiz de Fora, pela Série C do Brasileiro. No dia seguinte, como titular, só que pela Copa Rio, anotou o único tento no triunfo sobre o Duque de Caxias, no Moacyrzão. Este foi o momento mais marcante da passagem do atacante William pelo Macaé na última temporada.
Aos 27 anos, o jogador foi apresentado na quarta-feira (22), na sede do clube, como o mais novo reforço do Alvianil Praiano para o Brasileiro. O contrato do atacante será até o final do Carioca de 2014. No primeiro semestre deste ano, William defendeu as cores do Novo Hamburgo durante a disputa do Campeonato Gaúcho.
- Estou muito feliz em poder vestir novamente a camisa do Macaé. Ano passado, infelizmente, não conseguimos o acesso. Mas, em 2013, vamos brigar para colocar o clube na Série B. Temos a consciência que a Série C é uma competição muito dura, porém temos que repetir o trabalho de 2012, correndo por fora - disse o atacante.
Na última temporada, William vestiu a camisa alvianil em 23 ocasiões e marcou oito gols. Na Série C, ele participou de 16 jogos, sendo oito como titular, e fez quatro gols. Já na Copa Rio, foram sete apresentações (todas como titular) e também balançou a rede em quatro ocasiões. O atacante conseguiu a média de praticamente um gol a cada três jogos.
- Espero melhorar ainda mais esta média. Apesar de terem sido oito gols em 23 jogos, mas na maioria deles saí do banco de reservas - lembrou.