Foto: Tiago Ferreira
Jogadores treinaram forte na semana da estreia do Brasileiro da Série D
Quinta força do futebol carioca, o Macaé Esporte fará neste domingo (05) a sua estreia no Brasileiro da Série D. A equipe comandada pelo técnico Toninho Andrade enfrenta o Fluminense de Feira de Santana/BA, às 15h, no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, pelo Grupo 5 da competição. No outro duelo da chave, o Atlético/BA recebe o Rio Branco/ES, às 16h, em Alagoinhas/BA.
E o Alvianil Praiano prepara-se para uma verdadeira maratona de jogos nesta Série D. Como não atuará nenhuma vez em Macaé, em virtude das obras no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, a equipe percorrerá 7.402 km nesta primeira fase. Até Mesquita, são 216 km (somando-se a volta, 432 km). Os outros dois jogos com mando de campo serão em Bacaxá (114 km). Multiplicando por quatro, totaliza 456 km.
A preocupação maior da comissão técnica é minimizar o desgaste para as viagens ao interior da Bahia, programadas para a terceira e sexta rodadas. Até Alagoinhas/BA, os macaenses percorrerão 1.479 km (total de 2.958 km). Depois, na última rodada, o time encara outros 1.473 km até Feira de Santana/BA (total de 2.784 km). Mas, na segunda rodada, o Macaé vai até Vitória/ES (341 km, total de 682 km) encarar o Rio Branco.
- Com certeza teremos uma primeira fase bastante desgastante. Como os jogos serão sempre aos finais de semana, teremos um prazo maior para recuperar os jogadores. O importante é a gente fazer o dever de casa, porque com 9 pontos ganhos dificilmente ficaremos de fora da segunda fase da competição - disse o técnico Toninho Andrade, que está em sua segunda passagem pelo Alvianil Praiano.
Os únicos desfalques do treinador são o meia Gláuber, que ainda se recupera de uma inflamação no púbis, e o volante Marciel, que retornou ao campo somente na quinta-feira (02) após ter sofrido uma lesão muscular na panturrilha direita. Porém, ele só terá condições de jogo contra o Rio Branco/ES, na próxima rodada. Os reforços Jhonathan (lateral-direito) e Rodrigo Ayres (atacante) aguardam regularização na CBF.
Regulamento
Competição inédita no calendário da CBF, o Brasileiro da Série D 2009 será disputado por 39 clubes. O regulamento prevê a classificação dos dois primeiros clubes de cada chave, após jogos em turno e returno. São nove grupos de quatro e um de três. Já na segunda fase, haverá 10 partidas em sistema de mata-mata. Os vencedores passam para a terceira fase. Nela, mais cinco disputas diretas.
Os ganhadores e mais os três melhores entre os perdedores avançam a quarta etapa. Nessa fase, com oito clubes (quartas-de-finais), acontece nova eliminatória direta. Os quatro vencedores (semifinalistas) garantem vaga na Série C de 2010. Na sexta fase, acontece a decisão do campeonato, que apontará o primeiro campeão do Brasileiro da Série D.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE X FLUMINENSE/BA
Data/Hora: 05/07/2009 – 15h
Local: Estádio Giulite Coutinho
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (MG)
Auxiliares: Jorge Luiz Roque (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)
>> Macaé Esporte: Lugão; Uilian, André, Otávio e Bill; Gedeil, André Gomes, Steve e Wallacer; Bruno Luiz e Léo Santos. Técnico: Toninho Andrade.
>> Fluminense/BA: Alan; Wencley, Silvio e Rodrigo; Tião, Júnior Gaúcho, Ueider, Jó, Narcisio e Geovane; Crio. Técnico: Zanata.
>> Viagens:
- Macaé x Mesquita: 216 km (x 2) = 432 km
- Macaé x Saquarema: 114 km (x 4) = 456 km
- Macaé x Feira de Santana/BA: 1.437 km (x 2) = 2.874 km
- Macaé x Alagoinhas/BA: 1.479 km (x 2) = 2.958 km
- Macaé x Vitória/ES: 341 km (x 2) = 682 km
- TOTAL PERCORRIDO: 7.402 km
>> Retrospecto em Brasileiros*:
Jogos: 14
Vitórias: 5
Empates: 5
Derrotas: 4
Gols marcados: 15
Gols sofridos: 13
* Jogos pela Série C em 2003 e 2008