O Macaé Esporte pode escrever, neste sábado (17), o capítulo mais importante de sua história. Um simples empate contra o Floresta no Estádio José de Souza Carvalho, em Cambuci, garante matematicamente o alvianil praiano no Carioca da Primeira Divisão de 2008. A partida, válida pela penúltima rodada da terceira fase, começa às 16h e os torcedores macaenses prometem fazer uma grande festa no Noroeste Fluminense.
Vice-líder do Grupo I, com 9 pontos ganhos, o Macaé Esporte só pode ser alcançado pelo Independente, que tem 3. Para isso, o rival teria que vencer os dois jogos que lhe restam - primeiro é contra o Cardoso Moreira, fora de casa - e torcer por duas derrotas do alvianil. Além disso, o Independente tem que tirar uma diferença de 13 gols, já que o saldo do Macaé é de sete gols positivos, enquanto o do tricolor é de seis negativos.
- Apesar de não estarmos matematicamente classificados para a Primeira Divisão de 2008, sabemos que só uma tragédia tira a nossa vaga. Entretanto, temos que manter a seriedade e carimbar o passaporte logo neste duelo contra o Floresta. Aliás, acredito que será uma partida bem disputada, apesar de a campanha deles não ser boa nesta fase. Só que o Floresta provou que tem uma boa equipe - disse o técnico Tita.
Mas os números mostram ainda que o Macaé Esporte tem a melhor campanha dentre os 25 clubes que participam desta Segunda Divisão. Em 20 jogos, o alvianil conseguiu 15 vitórias, dois empates e apenas três derrotas. O time tem o melhor ataque (41 gols) e a segunda melhor defesa (13 gols). Além disso, o Macaé Esporte possui o artilheiro da competição. O atacante Roberto já balançou a rede 13 vezes e quer mais.
- Quero continuar ajudando o Macaé ainda mais. Eu dedico todos esses gols ao nosso torcedor, que comparece em todos os jogos, em casa ou fora, e nos apóia do início ao fim de cada partida. Estou tendo um ano maravilhoso e espero marcar mais gols até o fim do campeonato - disse Roberto, que no primeiro semestre foi o artilheiro da Copa Rio, com 12 gols, jogando pela Cabofriense.
Para este duelo contra o Floresta, o técnico Tita faz apenas uma mudança em relação ao time titular que goleou o Independente por 4 a 0 na última rodada. O lateral-direito Oziel, que cumpriu suspensão automática, volta no lugar de Tiago. O zagueiro André, outro que estava suspenso, foi relacionado, mas fica no banco de reservas. Com isso, a zaga de área continua sendo formada por Alexandre Cavalo e César.
Final do grupo
A diretoria do Macaé anunciou que os ingressos para o jogo contra o Cardoso Moreira, na próxima terça-feira (20), às 16h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, serão a preços populares. O torcedor que comparecer ao Moacyrzão pagará apenas R$ 1 para assistir à partida, que provavelmente decidirá a liderança do Grupo I. Os cardosenses, que neste sábado (17) recebem o Independente, estão em primeiro com 12 pontos.
FICHA TÉCNICA
FLORESTA X MACAÉ ESPORTE
Árbitro: Alex Borges Pedro
Auxiliares: Marcelo da Silva Cardoso e Carlos Eduardo Teixeira Soares de Meirelles
>> Floresta: Mumu; Tubarão, Caboclo, Leandro e Chibil; Willian, Magal, Juninho e Nado; Pipico e Celso Ney. Técnico: Marquinhos Curtição.
>> Macaé Esporte: Erivélton; Oziel, Alexandre Cavalo, César e Márcio Rozário; Marcos Marins, Fábio, Steve e Wallacer; Geraldo e Roberto. Técnico: Tita.