Líderes do Grupo I da Copa Rio, com 4 pontos, Macaé Esporte e Cabofriense medirão forças neste sábado (03), às 15h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. O vencedor dará um importante passo rumo à classificação a quarta fase do campeonato. No outro duelo da chave, o lanterna Quissamã (nenhum ponto) recebe o Boavista (2 pontos), no mesmo horário, no Estádio Antônio Carneiro da Silva, o Carneirão.
Como fez seus dois primeiros jogos fora de casa, o Macaé terá agora uma seqüência de três partidas no Moacyrzão. Além da Cabofriense, o alvianil recebe o Quissamã na quarta-feira (07) e o Boavista no sábado (10). E, se depender do retrospecto, a torcida tem motivos para festejar. O time não perde em seus domínios há quase cinco meses. O último revés foi para o Resende (3 a 2), no dia 8 de dezembro, pela Segundona.
Idas e vindas
O elenco do Macaé Esporte começa a ganhar forma tanto para a disputa da Copa Rio quanto da Série C do Brasileiro. Ao todo, sete jogadores já deixaram o clube: o goleiro Cássio, o lateral-direito Thiago Maciel, o zagueiro Souza, os volantes Mário César e Marcinho, o meia Tiano, além do atacante Geraldo. A lista deve aumentar na segunda-feira (05), pois os goleiros Éverton e Vinícius fazem neste sábado seu último jogo pelo Macaé. Ambos têm propostas de outros clubes.
Por outro lado, a diretoria do alvianil praiano agiu rápido e contratou quatro reforços. O lateral-direito Schneider, o volante Léo Gonçalves, o atacante Léo Guerra e o goleiro Lugão, que se apresentou na quarta-feira (30). O jogador chega para ser o camisa um do Macaé Esporte e a estréia deverá ser contra o Quissamã, na próxima quarta-feira (07). No entanto, o clube vai contratar mais um goleiro. Rerysson, recém-promovido do time de juniores, ficará como uma terceira opção.
Natural de Volta Redonda, Lugão ajudou o time da Cidade do Aço a conquistar a Taça Guanabara e o vice-campeonato Carioca de 2005. No mesmo ano, transferiu-se para o Fluminense, porém não pôde atuar devido a um problema de saúde. Em seguida, o jogador, de 30 anos, defendeu o Nova Iguaçu, Guanabara e Ituano (SP). No Voltaço, Lugão também foi campeão da Copa Rio de 2001.
- Acredito que o nosso mérito foi ter conseguido manter 70% do grupo que disputou o Campeonato Carioca. Isso foi preponderante nestes dois jogos fora de casa pela Copa Rio. Somamos quatro pontos e, se mantivermos o bom retrospecto no Estádio Cláudio Moacyr, onde vencemos todas as nossas partidas pelo Estadual, iremos garantir uma vaga na quarta fase - disse o gerente de futebol Gustavo Mendes.
Para esta partida contra a Cabofriense, o técnico Tita deve manter o time que empatou em 1 a 1 com o Boavista na quarta-feira (30), no Rio de Janeiro. Quem pode retornar é o atacante Jones, recuperado de uma lesão no ombro esquerdo. Mas o jogador ficará no banco de reservas. Já o meia Wallacer, que sofreu uma contusão muscular no jogo contra o Americano (última rodada do Carioca), continua no Departamento Médico.
>> Outros jogos: Grupo F - Resende x Madureira (15h no Estádio do Trabalhador) e Volta Redonda x Aperibeense (15h no Raulino de Oliveira); Grupo G - Friburguense x Nova Iguaçu (15h em Nova Friburgo) e Mesquita x América (15h no Louzadão); Grupo H - Duque de Caxias x Olaria (15h no Marrentão) e Americano x Cardoso Moreira (15h no Godofredo Cruz).
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE X CABOFRIENSE
Data/Hora: 03/05/2008 – 15h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Auxiliares: Marcelo da Silva Cardoso e Robert da Costa Lannes
>> Macaé Esporte: Éverton; Dos Santos, André, Otávio e Andrezinho; Índio, André Gomes, Steve e Bill; Zada e Bruno Mezenga. Técnico: Tita.
>> Cabofriense: Flávio; Neném, Márcio, Mirita e Gérson; Marcos Marins, Tenório, Julinho e Têti; Edivaldo e Wesley. Técnico: Aílton Ferraz.
>> FICHA DO LUGÃO
Nome: Leandro Coelho Lugão
Posição: Goleiro
Idade: 30 anos (30/03/1978)
Altura: 1,87m
Peso: 85 kg
Trajetória: Volta Redonda (1998-2003), Flamengo (2003-2004), Nova Iguaçu (2004), Volta Redonda (2004-2005), Fluminense (2005), Nova Iguaçu (2006), Guanabara (2006), Ituano (2007), Guanabara (2007) e Volta Redonda (2008).