O Macaé Esporte está a um ponto da elite do futebol carioca. Jogando na tarde desta quarta-feira (14), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o time dirigido pelo técnico Tita goleou o rival Independente por 4 a 0 e chegou aos 9 pontos no Grupo I, a mesma pontuação do Cardoso Moreira, que às 20h enfrenta o lanterna Floresta, em Cambuci. Caso os donos da casa vençam, o alvianil reassume a liderança da chave no saldo de gols.
- No meu entender, já estamos na Primeira Divisão. O Independente valorizou nossa vitória, mas tivemos paciência e controlamos a partida. Esperamos o momento certo e, depois que fizemos o primeiro, o time deles teve que sair para o jogo. Aí, encontramos os espaços para construir a goleada. O primeiro objetivo conseguimos alcançar [vaga na elite], agora queremos o título - disse o técnico Tita.
O próximo compromisso do Macaé Esporte será no sábado (17), às 16h, em Cambuci, contra o Floresta. No mesmo dia e horário, o Cardoso Moreira recebe o Independente no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros. A última rodada desta primeira fase acontece na próxima terça-feira (20), quando o Macaé Esporte e o Cardoso Moreira fazem a “decisão” do Grupo I.
O jogo
No primeiro tempo, apesar de ter tido maior posse de bola, foi o Macaé Esporte que levou o primeiro susto aos 10min com Gustavo, que recebeu passe de Jordan na área e, de pé esquerdo, mandou a bola na trave. A partir daí, o alvianil passou a pressionar e teve duas boas chances com Wallacer para fazer o gol: aos 31min, em cobrança de falta, e aos 46min, em chute da entrada da área que exigiu boa defesa de Jefferson.
Na etapa final, o Macaé continuou melhor e, logo aos 6min, Fábio arriscou de fora da área e o goleiro do Independente defendeu em dois tempos. Aos 13min, Tita fez duas modificações no alvianil praiano: saíram Marcos Marins e Steve para as entradas de Márcio Gomes e Flávio Santos, respectivamente. Mas a proposta do Independente era a de não deixar o jogo “esquentar”, fazendo muitas faltas e o tradicional cai-cai.
A última cartada do técnico Tita aconteceu aos 24min, quando Guilherme entrou no lugar de Wallacer. E logo na sua primeira participação, no minuto seguinte, o atacante fez boa jogada pela direita e cruzou para Roberto, que chutou de pé esquerdo. A bola passou rente à trave direita do gol de Jefinho. E, de tanto pressionar, o Macaé Esporte fez 1 a 0 com o próprio Guilherme, de cabeça, após cruzamento de Geraldo da direita, aos 30min.
Aos 33min, o alvianil perdeu uma grande chance. Após “bomba” de Márcio Gomes da entrada da área, o goleiro Jefferson deu rebote e Geraldo desperdiçou um gol incrível de cabeça, na marca do pênalti, com o camisa um do Independente batido no lance. Porém, aos 38min, após falha do zagueiro Luciano, Roberto marcou o segundo, com um belo toque sobre Jefinho.
E o atacante ainda encontrou tempo para marcar outras duas vezes e se isolar ainda mais na artilharia da Segundona, agora com 13 gols. Aos 42min, ele recebeu passe de Flávio Santos, entrou livre na área e driblou o goleiro antes de marcar. Para fechar a goleada de 4 a 0, Roberto foi premiado com uma bela assistência de Geraldo na grande área e só teve o trabalho de mandar a bola para o fundo das redes aos 46min. O detalhe é que ele marcou sete gols no Independente na competição, sendo quatro no 6 a 0 do returno da primeira fase.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE X INDEPENDENTE
Árbitro: Adriano Pereira Machado
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Marcelo Corrêa de Lima
Cartões amarelos: Steve e Guilherme (MAC); Luciano e Du Santos (IND)
>> Macaé Esporte: Erivélton; Tiago, Alexandre Cavalo, César e Márcio Rozário; Marcos Marins (Márcio Gomes), Fábio, Steve (Flávio Santos) e Wallacer; Geraldo e Roberto. Técnico: Tita.
>> Independente: Jefferson; Luciano, Giba (Edinho) e Ernandes; Vágner, Gustavo, Du Santos (Catitu), Tércio, Rodrigo e Raniere; Jordan (Eduardo). Técnico: Jeová Ferreira.