Foto: Kaná Manhães
Serviço de Hemoterapia faz apelo aos doadores para manter estoque de bolsas em dia
O estoque de sangue no Serviço Municipal de Hemoterapia da Secretaria de Saúde de Macaé está em alerta. De acordo com a assistente social da unidade, Renata Oliveira, nas últimas três semanas o número de doadores tem ficado abaixo do ideal.
Renata acrescenta que devido a redução no estoque, tem sido priorizado os atendimentos de urgência e emergência. Para as cirurgias eletivas, a equipe vem conscientizando os familiares sobre o ato de doar.
- O sangue é um produto que não pode ser comprado, só o ser humano é capaz de produzir e ajudar o próximo através de sua solidariedade, disse.
Para manter o estoque ideal é necessária a regularidade da doação com 20 doadores diariamente. Atualmente, este número caiu pela metade o que vem mantendo o estoque em alerta.
Renata ressalta ainda que a quantidade de doadores/dia favorece ter um estoque que atenda com tranquilidade a demanda de sangue que é requisitada ao Hemonúcleo.
- Todos os tipos de sangue são importantes para o Hemonúcleo, porém os com fator RH negativo são mais raros por questões genéticas e dependem de mais doação, especialmente o O negativo que doa para todos, mas só recebe de outro O negativo, falou.