BÚZIOS - O Macaé Facilita - que reúne diversos serviços para o cidadão como fornecimento de linha de crédito, transações bancárias, emissão de documentos e estímulo à abertura de um negócio - será inaugurado no distrito do Sana em setembro, com tecnologia wireless - transmissão de dados sem fio, que utiliza ondas eletromagnéticas como meio de propagação para estabelecer a comunicação entre dois pontos. A informação foi passada pelo prefeito Riverton Mussi na noite desta quinta-feira (9), durante talk show promovido no quinto Seminário de Desenvolvimento Local, no Pérola Búzios Hotel.
O gerente de canais da Motorola, Joeval Martins, mediou o talk show. A prefeitura usa a rede de transmissão de dados com a freqüência patenteada pela Motorola, a mais adequada para a cidade devido a topografia local e a distância dos órgãos públicos. Falando sobre tecnologia, o prefeito Riverton Mussi explicou que Macaé possui 14 quilômetros de fibra ótica e que, com wireless, a prefeitura consegue expandir as atividades do Macaé Facilita para a região serrana.
- O sistema wireless é utilizado em Macaé para melhorar a qualidade de vida do munícipe. Uma das ações implantadas com esse tipo de comunicação é o monitoramento realizado nos pontos de maior movimento da cidade por meio de câmeras de segurança, que também atuam no trânsito – destacou o prefeito, acrescentando que de 18, subirá para 72 o número de câmeras instaladas no município até o final do próximo ano.
O prefeito Riverton Mussi ressaltou também que na Cidade Universitária vai começar a ser ministrada a graduação em Sistema de Informação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), gerida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). “Outro projeto que utiliza alta tecnologia é o Centro de Telemedicina e Educação Médica Continuada do Hospital Público Municipal, uma parceria entre a prefeitura de Macaé, o HPM, a empresa Berkeley e o governo britânico”, comentou.