logo

Macaé Facilita: orientando e agilizando o mercado informal

25/09/2007 10:25:20 - Jornalista: Luciene Rangel

Facilitar a vida da população. Esta é a intenção do Macaé Facilita, programa da Prefeitura de Macaé realizado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, responsável pela administração das agências da Barra e de Córrego do Ouro. O Macaé Facilita é uma agência de serviços e crédito municipal criada com o objetivo de oferecer orientações para quem atua no mercado informal e deseja investir no negócio próprio.

A agência da Barra, primeira a entrar em operação, em janeiro de 2006, oferece serviços ligados à Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, a Secretaria Especial de Finanças, a Secretaria de Indústria e Comércio, a Secretaria de Trabalho e Renda, a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca e a Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher. Tem parceria com o Banco do Brasil.

Já a de Córrego do Ouro, além dos órgãos parceiros na agência da Barra, atuam a Secretaria Executiva do Interior e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Tem parceria com o Itaú. Uma terceira agência do Macaé Facilita, no distrito do Sana, encontra-se em fase de estruturação para inauguração até o final deste ano, com configuração igual a de Córrego do Ouro.

As agências do Macaé Facilita oferecem serviços como créditos para o servidor municipal, para o empreendedor popular, para material de construção, para aquisição de computadores, para profissional liberal, para financiamento de computadores voltados para professores, para aposentados e pensionistas, para agricultura familiar e pesca; pagamento de IPTU; cursos de capacitação empresarial; emissão de carteira de trabalho, de alvará e de certidões negativas de tributos; parcelamento de débitos como ISS e IPTU; atendimento profissional à pessoa especial; dentre muitos outros.

- A meta do governo é ser um facilitador para as pessoas. Nossa intenção é que as pessoas percam menos tempo e dinheiro para resolver suas questões bancárias. Com isso queremos também incentivar o comércio local, pois as pessoas vão gastar no próprio lugar onde moram. Além disso, os órgãos da prefeitura atuarão nas agências para disponibilizar serviços para a população, que vão desde a legalização de pequenas empresas à confecção de carteiras de trabalho – explicou o secretário da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira.

Números do Macaé Facilita

A agência da Barra registrou em 2006, 2.630 atendimentos e até abril deste ano 768. Já a unidade de Córrego do Ouro 64 solicitações. Ao todo o Macaé Facilita contabilizou 3.462 atendimentos. Uma curiosidade interessante é que a quantidade de mulheres que buscam os serviços do Macaé Facilita é o dobro que a referente a homens.