Com perspectivas de inaugurar mais cinco unidades, o Macaé Facilita contabilizou, em três meses de funcionamento, 1300 atendimentos. O projeto é do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão macaense.
A primeira agência do Macaé Facilita está localizada na Barra de Macaé, onde são oferecidos diversos serviços, como crédito para abertura de negócios, cadastramentos para cursos, crédito para aquisição de equipamentos, alvará, emissão de guia para pagamento de IPTU, denúncia de tentativa de agressão, emissão de nota fiscal avulsa, além de contar com uma agência do Banco do Brasil.
Dados do Fumdec apontam que dos atendimentos da agência do Macaé Facilita, 54% são feitos na área de serviços (cursos, empregos, informações sobre a agência, plano de negócios), 39% voltados a créditos (para capital de giro, compra de material de construção, aquisição de mercadorias) e 7% tributos (ISS, IPTU, legalização de empresa).
A agência Barra movimentou nesses meses R$ 254.906 em crédito liberados, através da agência do Banco do Brasil e R$ 19.400 pelo Vivacred. Numa avaliação das operações por gênero 55% são homens e 45% mulheres.
Localizado no setor Rosa, onde foi registrada uma grande demanda. Fato que pode ser comprovado pelos dados do Fumdec. Dos clientes que freqüentam a agência, 40% são do setor Rosa (Ajuda e Barra de Macaé) com participação expressiva dos residentes na Barra, 25% do setor marrom (Aeroporto, Cabiúnas, Lagomar e Barreto) com um contingente maior dos moradores do Aeroporto.
A unidade da Barra tem registrado atendimentos de outros setores, como de moradores do Rio de Janeiro, Cabo Frio, Rio das Ostras, Nova Friburgo, Campos do Goytacazes, Quissamã.