A prefeitura de Macaé inaugura na próxima terça-feira (31) Banco de Crédito Municipal. O “Macaé Facilita” terá sua primeira agência na Barra de Macaé. O projeto desenvolvido pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) prevê mais cinco unidades do banco no município. Sana, Córrego do Ouro, Visconde de Araújo, Aroeira e Parque Aeroporto serão as próximas localidades a terem filiais da Instituição.
Além de promover a inclusão social, através do acesso a linhas de micro-créditos, o Macaé Facilita vai colocar à disposição da população serviços da administração municipal. Um dos serviços a serem implantados será o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Trata-se de um braço da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre).
- Dentro do PAT serão oferecidos os mesmos serviços que hoje são disponibilizados pela Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET), como intermediação de mão-de-obra, elaboração de currículos, cadastramento do cidadão e orientação profissional - adianta o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado.
Outra proposta do PAT é promover discussões sobre temas como cidadania, mercado de trabalho e formação de liderança. “Vamos também apoiar a geração alternativa de renda com foco na melhoria da qualidade de vida”, relata Bogado. O secretário espera que, através do PAT, a sociedade tenha uma alternativa inovadora, minimizando os efeitos da exclusão social causada pelo desemprego.
Mas, ele lembra que a proposta do PAT não é o assistencialismo. “O projeto traz implícito em suas ações as possibilidades e potencialidades para a recuperação e inclusão das pessoas que sofrem com a falta de oferta de trabalho”, diz. Ele acrescenta ainda que o PAT é uma das propostas de políticas públicas de inclusão social mais importante do atual governo.