logo

Macaé firma convênio internacional para reduzir acidentes de trânsito

13/03/2006 15:40:50 - Jornalista: Janira Braga

A prefeitura de Macaé e a ONG Global Road Safety Partnership/Parceria Mundial de Segurança Viária (GRSP) firmaram nesta segunda-feira (13) convênio que visa reduzir acidentes, mortes e feridos no trânsito. A Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) passa a intensificar os programas de educação para o trânsito e a promover sistemas de melhoria contínua voltada para uma alteração de cultura de segurança viária no município. A solenidade de assinatura foi realizada no Centro Administrativo.

A procuradora-geral do município, Maria Auxiliadora Ferreira, representou o prefeito Riverton Mussi – que estava em um compromisso político – na solenidade. O presidente da Mactran, Fernando Magalhães, destacou que a parceria vai contribuir para ampliar o trabalho desenvolvido pela autarquia em educação para o trânsito. “Vamos começar de imediato a desenvolver mais atividades”, disse o secretário.

Segundo o diretor da GRSP, Jose Cardita, a ONG realizou uma visita prévia de inspeção técnica para definir Macaé para o convênio. “Verificamos o empenho do município na ampliação de estratégias para a redução de mortes e acidentes no trânsito”, comentou, acrescentando que Macaé é a segunda cidade do Estado do Rio que é beneficiada com a parceria – a primeira foi Resende, no Sul do Estado.

Cardita explicou que o convênio torna Macaé cidade-piloto mundial no projeto da ONG, criada em 1999 pelo Banco Mundial. “A Global Road Safety Partnership é destinada a ações de redução de acidentes, mortos e feridos no trânsito em países em transição ou em desenvolvimento e possui parceiros como as Nações Unidas, a Organização Mundial de Saúde, Cruz Vermelha, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Shell, Ford, Toyota, General Motors, entre outros”, enumerou o diretor.

Estão previstos no convênio a elaboração de dados relativos a acidentes, o desenvolvimento de um processo de proatividade e parceria, contendo indicadores de trânsito, sistemas que levam à sustentabilidade de alterações de comportamento viário e progressiva alteração da cultura de segurança viária. A Global Road Safety Partnership atua na Europa, África, Ásia e América Latina.

Na avaliação da diretora do departamento de engenharia de trânsito da Mactran, Laismeyre de Castro Meireles, o convênio é um meio de avalizar os projetos da autarquia. “Tanto na área de educação para o trânsito, quanto no transporte, trazendo retorno a nível nacional e internacional”, comentou.

A procuradora-geral, Maria Auxiliadora, ressaltou que o convênio é importante para ser trabalhada a prevenção e não somente o sistema corretivo. Para o secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, a iniciativa de parceria coloca Macaé em um patamar de qualificação que oferece o desenvolvimento a todos, a meta da atual administração.

- Uma cidade só cresce com desenvolvimento e coordenação e firmar convênios, como o de hoje, mostra um avanço para a cidade – afirmou na solenidade o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira. Participaram da assinatura do convênio os secretários de Serviços Públicos, Delorme Ramos, de Fazenda, Cassius Ferraz, além de assessores.