Macaé forma primeira turma de Guarda Mirim

28/06/2005 17:51:01 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Prefeitura de Macaé, através da Guarda Municipal, realiza na próxima quinta-feira, dia 30, às 10h, na sede da corporação, a solenidade de Formatura dos alunos da primeira turma do Curso de Formação de Guardas Municipais Mirins.

Cerca de 80 adolescentes, entre 14 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino são beneficiados pelo projeto. O programa oferece escolaridade, resgatando a defasagem escolar com a aceleração de estudos e treinamento básico nos serviços administrativos, encaminhando e acompanhando os adolescentes para empresas conveniadas, como aprendiz, onde permanecerão até os 18 anos.

O diretor-presidente da Guarda, Antônio Franco de Carvalho, disse que o objetivo é formar jovens com a finalidade de prepará-los para vida profissional e, não torná-los simplesmente guardas municipais.

O projeto consistiu num curso de três meses de duração em horário alternativo ao do colégio. Nele, os 43 meninos e 39 meninas participaram de atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito, além de campanhas educativas feitas pela corporação.

Proposto pela nova diretoria da Guarda Municipal, o Programa Guarda Mirim traz em suas linhas a preocupação do presidente, Antônio Franco, em dar uma resposta efetiva à realidade social do país que coloca o problema da infância e da adolescência como questão em toda a esfera social. “A ação do projeto se dá através de procedimentos que possibilitam a aquisição de hábitos, experiências e atitudes indispensáveis ao ajustamento do adolescente no trabalho produtivo e na convivência social”, explica Antônio Franco.