Foto: Bruno Campos
Museu do Legislativo funcionará de segunda a sexta-feira, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas
Macaé ganhou na noite desta quinta-feira (30) o Palácio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo – Museu do Legislativo. O lugar foi o cenário de muitas sessões plenárias, audiências públicas e discussões. A sessão solene de inauguração do Museu foi presidida pelo vereador Maxwell Vaz. A partir de segunda-feira (4), o espaço estará aberto para visitação.
Durante a solenidade, foi apresentado um vídeodocumentário com depoimento de ex-vereadores como Rubem de Almeida, Valci Simões, Olinto Bordalo e Marilena Garcia. O objetivo do espaço é o resgate da história política da cidade e de todos que passaram pela Câmara e construíram o município.
Os visitantes irão encontrar no museu diversos documentos como livros de contabilidade da abertura da Casa Legislativa e outros que relatam grande parte da história política e social do município, móveis antigos, fotografias e objetos.
A diretora geral da Câmara Municipal, Denize Cardin, lembra que muitos objetos do arquivo foram doados e outras doações são bem-vindas para compor o acervo. Ela explica que o Museu do Legislativo é diferente dos demais existentes na cidade, pois tem como foco central resgatar a história política da cidade.
O Museu do Legislativo funcionará de segunda a sexta-feira, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas com visitas guiadas. As escolas ou grupos podem fazer agendamento prévio através do telefone (22) 2796-7850. Estas visitas acontecerão sempre às terças e quintas, às 10h e 15h.
A rede municipal está elaborando um cronograma de visitações das escolas ao Legislativo. A oportunidade vai contribuir junto a pesquisas, trabalhos pedagógicos e aulas de disciplinas como Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa.
O Palácio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo – Museu do Legislativo é reconhecido na região por abrigar por mais de um século os trabalhos dos vereadores.
O público também poderá conferir, entre os documentos expostos, a réplica da ata de instauração da Câmara Municipal de Macaé e papéis contábeis com mais de 100 anos. A cadeira de engraxate do Senhor Tziu, trabalhador que por muitos anos engraxou os sapatos das principais figuras políticas da cidade, fará parte da exposição. O móvel original foi doado para fazer parte do acervo do museu.
História - O Palácio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo foi construído em 1838 para servir de residência ao português Francisco Domingues de Araújo, pai do Visconde de Araújo. Em 1847, serviu de hospedagem para D.Pedro II.
Com o passar dos anos, reformas e ampliações adequaram o local à nova realidade do município. Por um período, foi sede tanto da Câmara, quanto da prefeitura e serviu de tribunal do júri da Comarca de Macaé.