Foto: Rui Porto Filho
Novas lixeiras têm maior capacidade e resistência
A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos está trabalhando para tornar a cidade ainda mais limpa e organizada. Para isso, estão sendo instaladas novas lixeiras em diversos pontos da cidade, começando pelas orlas dos Cavaleiros, Pecado e Imbetiba, Lagoa e nas praças mais centrais da cidade. Nas demais áreas, as lixeiras serão instaladas de acordo com as demandas.
As novas lixeiras seguem o mesmo padrão das azulzinhas que foram instaladas pela gestão atual, de formato retangular e compridas, com a frase: “Mantenha a cidade limpa - #Macae+Limpa”. Elas são feitas de polietileno de alta densidade e podem ser colocadas em postes com cinta de inox ou acompanhadas de poste de inox, substituindo as antigas lixeiras redondas que foram corroídas pela maresia.
A equipe técnica da Secretaria está avaliando cada local para determinar a real necessidade e o melhor modelo para cada um.
O secretário adjunto Rodrigo Silva destaca que as novas lixeiras vão facilitar o trabalho dos coletores e evitar que o lixo se espalhe pelas ruas. “As lixeiras têm uma capacidade maior do que as antigas e são mais resistentes ao sol, à chuva e ao vandalismo. Elas também têm um sistema que impede a entrada de animais e insetos, evitando mau cheiro e contaminação”, explica.
A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos também conta com o apoio dos moradores para que denunciem casos de descarte irregular de lixo ou entulho, pelo 0800-022-2005 ou pelo aplicativo Macaé App. Há ainda o telefone do cata-bagulho (22) 2762-1780. A fiscalização será intensificada e os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas em lei.
"Manter a cidade limpa é uma responsabilidade de todos nós. Colocar o lixo no lugar certo é uma atitude simples que pode fazer a diferença para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população. Por isso, pedimos a colaboração de todos para que utilizem as novas lixeiras e não joguem lixo nas ruas, calçadas ou terrenos baldios", acrescentou o secretário.