logo

Macaé ganhará mais 12 câmeras de monitoramento

12/05/2016 15:00:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Anúncio foi feito hoje em reunião com autoridades municipais e estaduais

A parceria entre a prefeitura e o Programa de Desenvolvimento Social para Macaé e Região (Prodesmar), da Petrobras, garantiu a instalação de mais 12 câmeras de videomonitoramento no município no prazo de 90 dias. A informação foi divulgada durante uma reunião de videoconferência com a Secretaria Estadual de Planejamento realizada, na manhã desta quinta-feira (12), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O encontro foi entre representantes da estatal, Secretaria de Ordem Pública de Macaé, Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica e secretarias de Ordem Pública de Carapebus e Rio das Ostras. Na oportunidade, foi apresentado o contrato que será assinado na próxima segunda-feira (16), que prevê a ampliação do convênio na cidade.

De acordo com informações do subsecretário de Ordem Pública, Edilson Santana, com o convênio pelo Prodesmar, o município garantirá a manutenção das 54 câmeras existentes. A central funciona no 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e são monitoradas por funcionários da prefeitura.

- Com mais essas 12 câmeras que serão instaladas, em breve, teremos um total de 66 câmeras. Elas funcionam há cinco anos e é um sistema eficiente na prevenção, elucidação de crimes e delitos que ocorrem em nossa cidade -explicou.

Durante a reunião, foi discutida também a metodologia de implantação do Consórcio Regional de Segurança Pública e Defesa Civil, que contatará com a participação de Macaé, Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Casimiro Abreu e Conceição de Macabu. "A Secretaria Estadual de Planejamento é responsável em capacitar, prestar orientação técnica para implantação desse consórcio", acrescentou Edilson.

A secretária Adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, ressaltou a importância da união de todos para resolver a questão da segurança pública. "Essa problemática atinge todas as cidades e é importante juntarmos esforços e ver o que cada um tem para propor de soluções. Macaé quer reafirmar o seu compromisso em garantir a segurança pública", pontuou.

O secretário de Segurança Pública de Carapebus, Davi dos Santos, também destacou a importância do Prodesmar em sua cidade. "Instalamos cinco câmeras há um mês e já percebemos muita eficácia. Nesse período foram realizadas seis prisões. A central de videomonitoramento funciona na sede da Guarda Municipal de Carapebus. Acho muito importante para a região a manutenção com o Prodesmar", ressaltou.

Prodesmar - O Prodesmar é fruto da articulação entre o Governo do Estado do Rio, das prefeituras da região e a Petrobras. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade de ações estruturantes para a sociedade, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios da região da Bacia de Campos.


Fotos Relacionadas