A Prefeitura de Macaé é mais uma vez pioneira na implementação de programas voltados para área de nutrição. Desta vez a ação irá beneficiar os pacientes com problemas de disfagia (deglutição), com objetivo de evitar desnutrição, desidratação e infecções pulmonares. Para dar início a atividade, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), realiza, no dia 21 de maio, o curso de capacitação para os profissionais que atuam no cuidado destes pacientes.
A fonoaudióloga, Cristiane Rangel, explica que a capacitação da equipe será para normatizar a indicação, prescrição, uso, manipulação e liberação do espessante alimentar aos usuários da rede municipal de saúde que serão beneficiados pelo Programa de dispensação de Espessante Alimentar.
- O espessante alimentar é uma substância utilizada para garantir a segurança alimentar e a manutenção da nutrição de pacientes disfágicos. Sendo este um instrumento importante e estratégico para evitar desnutrição, desidratação e infecções pulmonares -, disse.
A gerente da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Carine Lima, ressalta que o paciente será atendido com o fornecimento do espessante alimentar após atender critérios estabelecidos no Programa.
O curso acontece no auditório da Funemac, das 8h às 13h, e o público alvo são Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Acadêmicos das referidas áreas. As inscrições podem ser feitas através do email jornadafonomacae@gmail.com.
Programação:
8h30 – Credenciamento e entrega de material
9h - Sessão plena: O uso de espessante ali8mentar nos cuidados ao paciente disfágico
09h às 09h50 - Espessantes naturais x espessantes artificiais
Palestrante: Nutricionista Renata Amorim (SEMUSA)
09h50 às 10h40 - Disfalgia - O diagnóstico além dos "engasgos"
Palestrante: Fonoaudióloga Cristiane Rangel (SEMUSA/HPM)
10h40 às 11h Intervalo e Visita ao Estande de Demonstração
11h - Palestra / Roda de conversa: proposta de fluxograma para indicação e liberação de espessante alimentar - SEMUSA MACAÉ
Palestrantre: Benízia Pessanha (SEMUSA / PADT-SAD)
11h40 - Palestra: características físico-químicas do espessante alimentar à base de goma de xantana e uso do EAT-10 como triagem em disfagia
Palestrante: Rafael Medeiros (nutricionista - NUTRIC)
12h30 - Encerramento e Entrega de Certificados
Demonstração Prática quanto ao uso do espessante durante todo o evento!