Foto: Ana Chaffin
Prefeitura disponibiliza equipes de vacinadores e 25 mil doses da vacina para produtores com até 100 cabeças de gado
A prefeitura de Macaé iniciou nesta quarta-feira (4) a Campanha de Vacinação contra a Aftosa, no Curral Comunitário do Aterrado do Imburo. O município, por meio da subsecretaria de Agricultura, irá disponibilizar 25 mil doses da vacina contra a Aftosa e 25 mil doses contra a Raiva para produtores que possuam até 100 cabeças de gado.
Os criadores são obrigados a vacinar o rebanho bovino, durante as duas etapas da campanha que acontece em todo o Brasil, em maio e novembro. Sem a vacina, o produtor não pode comercializar o leite produzido para as cooperativas e nem transportar os animais.
Ao todo serão13 equipes de vacinadores que irão atuar em toda a zona rural do município, com um total de 27 vacinadores, que vão participar da Campanha. Além da vacina conta a Aftosa, a Subsecretaria de Agricultura, que é vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, estará promovendo o levantamento do número de vacas leiteiras e de bezerras de três a oito meses existentes no município. O município de Macaé possui cerca de 100 mil cabeças de gado.
- O objetivo é, após a Campanha contra a Aftosa, realizarmos a vacinação contra a Brucelose nas bezerras de três a oito meses e, nas vacas leiteiras, serão feitos exames de brucelose e teste de tuberculose. Aproveitamos esse momento da campanha contra a Aftosa para fazermos esse levantamento e logo depois iniciarmos essa vacinação. A meta é garantir a qualidade dos produtos derivados do leite produzidos pelos pequenos produtores do município que são comercializados nas feirinhas, como por exemplo, é o caso do queijo – explica o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol.
Durante todo o mês de maio, as equipes da subsecretaria estarão percorrendo os distritos da região serrana e a zona rural do município.
- As equipes de vacinadores estarão percorrendo todo município neste mês de maio para vacinar contra a Aftosa os animais dos produtores com até 100 cabeças de gado. Pedimos aos produtores que auxiliem os vacinadores, colaborando e contendo os animais para a equipe fazer a vacinação – pontua o veterinário.
Para mais informações os produtores de gado podem procurar a subsecretaria de Agricultura: Avenida Luis Lírio s/n°, Barra de Macaé. Horário de atendimento das 8h às 17h. E-mail: secagricultura@macae.rj.gov.br. Telefone: (22) 2772-4390 ou 2762-4310.