logo

Macaé inicia “Semana Atitude Saúde”

25/04/2005 15:17:58 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Teve início nesta segunda-feira, dia 25, a “Semana Atitude Saúde”, um evento da prefeitura de Macaé, em ação integrada entre a Secretaria de Saúde e várias secretarias de governo. Durante toda a semana, a Saúde estará em alta, com ênfase na prevenção e na auto-estima. O evento contará com cursos, palestras, peças teatrais, teste de medição de glicemia, pressão arterial, colesterol e outras dinâmicas.

A programação acontece de 8h às 18h, no Centro de Referência ao Diabético, na Rua Benedito Lacerda, 103, Centro. A solenidade de abertura foi realizada pelo secretário de Saúde, Fernando Diogo, que ressaltou a importância da prevenção para a manutenção da saúde. O secretário disse que o evento tem como foco o diabetes, mas aproveita a comemoração do Dia Mundial da Hipertensão, 26 de abril, já que o diabetes e a hipertensão são doenças correlatas. Ele ressaltou a nova mentalidade da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem na prevenção o foco para o tratamento da saúde da população. Fernando Diogo lembrou a importância do trabalho dos núcleos do Programa de Saúde da Família (PSF), cujos agentes comunitários vão ás casas dos pacientes, sendo um elo entre a secretaria e a população.

Presente ao evento, o subsecretário, Luiz da Penha, disse que o objetivo é tratar o doente como um todo, e prevenir é dar ênfase ao que preconizam o Ministério da Saúde e a OMS. O médico ressaltou a importância do trabalho da equipe multidisciplinar, estreitando os laços que unem a saúde e disse que o controle da diabetes deve ser iniciado logo, porque é uma doença que corrói.

Participaram do evento a médica Vânia Devezza, da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, o coordenador do DST/Aids, Washington Dutra, o coordenador de Saúde Bucal, Paulo Seady, a secretária municipal de Educação, Milmar Madureira, entre outros.

O Centro de Referência ao Diabético

Durante o evento, a coordenadora do Centro de Referência ao Diabético, Beth Gavazzi apresentou a equipe multidisciplinar que atende aos pacientes cadastrados na unidade. Ela informou que o Centro atende todos os dias os pacientes cadastrados. Às terças, quartas e sextas-feiras são atendidas de 40 a 60 pessoas, mas este número aumenta às segundas e quintas, com 100 a 120 pacientes. O Centro de Referência ao Diabético é ligado à Coordenadoria de Saúde Coletiva e fazem parte da equipe multidisciplinar uma assistente social, uma nutricionista, uma podóloga, uma fisioterapeuta, um endocrinologista, e profissionais de enfermagem e administrativos. No local, os pacientes passam por triagem, são pesados e medidos, realizam testes de glicemia e medição de pressão arterial.

A programação da Semana Atitude Saúde

Após a cerimônia de abertura, foi proferida a palestra “Efeitos e Cuidados da Saúde Bucal no Diabético”, pela dentista Maria da Graça Silva Tostes. Estão programadas várias atividades, como curso de Reciclagem, com as oficinas Geração de Renda e grupo de Mulheres Diabéticas, multiplicadores de Ações e Voluntários e atividades físicas. Estará em destaque a Cozinha Feliz, um projeto do Centro de Referência ao Diabético, que acontece toda quarta-feira, ensinando como preparar alimentos saudáveis e como vendê-los para gerar renda.

Estão programadas ainda esquetes teatrais, com o Grupo Teatral Grutas, equipe de Educação em Saúde, às 9h. Quarta-feira, de 10h30 às 11h, palestra com o tema “Cuidados com o Diabéticos”. Nesta terça-feira, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, o problema será discutido, através da palestra “Cuidados com a Hipertensão”, proferida pelo médico Márcio Bitencourt, coordenador do Programa de Hipertensão. No mesmo dia, haverá outra palestra “Cooperativa como Fonte de Renda”, com a pedagoga da secretaria de Trabalho e Renda, Dilma Barros Simões.

Outras programações:
- dia 27, palestra “Diabetes e Alimentação, com a nutricionista Aline Azeredo Barbosa;
- dia 28, palestra “Colesterol no Diabético” com o cardiologista André de Assis Albuquerque;
- dia 29, palestras “Neropatia Periférica no Diabético, com o fisioterapeuta Giovanna Lima, e “Úlcera no Pé do Diabético”, com a pedóloga Jaqueline da Penha Esteves e “Violência”, “O que é o NUAM”, o lançamento do “Projeto Pérola Mulher”, com a médica Vânia Regina Devezza Gomes.

Oficinas de Memorização, Dinâmicas Diversas e Oficinas de Artes, à cargo da assistente social Débora Atico Muniz, equipe C.R.D. e Ações Integradas, todos os dias à tarde.