Equipes realizam atividades de prevenção, educação em saúde e combate a roedores e mosquitos em diversos bairros da cidade
A Gerência de Vigilância em Saúde de Macaé realiza, desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17), uma série de atividades voltadas à prevenção e combate de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
A programação inclui ações educativas, controle de roedores, atualização de reconhecimento geográfico e tratamento em pontos estratégicos, em diversas localidades do município.
No eixo de Educação em Saúde, o Programa Saúde nas Escolas (PSE) levará informações e atividades preventivas a estudantes das unidades EMEI Maria Letícia Santos Carvalho e EM Amil Tanos, na quinta-feira (16).
As equipes também estão atuando no controle de roedores, com ações programadas para os bairros Pecado, Orla da Praia da Barra, Fronteira, Bar do Coco, Parque Aeroporto, Lagomar e Visconde.
No mesmo período, o trabalho de reconhecimento geográfico será realizado nas localidades Centro e Virgem Santa, com o objetivo de atualizar dados sobre moradias, vias de acesso e condições sanitárias, informações essenciais para o planejamento das ações de vigilância.
Os pontos estratégicos, como empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos, recebem tratamento com inseticida biológico, especialmente nas áreas do Novo Cavaleiros, Imboassica, Praia Campista e São Marcos.
Além disso, o fumacê será aplicado no Parque Aeroporto I e II, na terça (14) e quarta-feira (15), às 5h, visando à eliminação de mosquitos adultos. Canteiros das avenidas Ayrton Senna, Bairro da Glória, Jesuítas e Papa João XXIII também irão passar por tratamento com inseticida.
A Gerência de Vigilância em Saúde mantém o canal Disque Dengue (0800-022-6461) e o e-mail cevas@macae.rj.gov.br para que moradores possam tirar dúvidas ou registrar ocorrências.