
Saúde reforça a importância da participação da população nas ações de prevenção e no combate a vetores
A Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Macaé realiza entre esta segunda-feira (10) e sexta-feira (14) uma série de ações estratégicas voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, além de atividades de controle de roedores e atualização do Reconhecimento Geográfico (RG) no município.
Nesta segunda-feira (10), acontece o Cevas Itinerante no bairro Imboassica, a partir das 9h, oferecendo atendimento direto à população, com orientações sobre prevenção e identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e controle de roedores.
As equipes também estarão empenhadas durante toda semana nos mutirões de combate ao mosquito Aedes, em diferentes áreas da cidade. Entre 10 e 14, as atividades serão realizadas nos bairros Cajueiros, Aroeira, Nova Malvinas, Visconde de Araújo, Riviera Fluminense, Barra de Macaé, Parque Aeroporto, Ajuda e Lagomar, com inspeções, ações educativas e eliminação de criadouros.
Para reforçar o monitoramento da infestação do mosquito serão instaladas e acompanhadas ovitrampas em nove bairros: Imbetiba, Jardim Vitória, Nova Malvinas, Miramar, Novo Horizonte, Pecado, Fronteira, Ajuda de Cima e Engenho da Praia. O uso do equipamento auxilia na identificação precoce da presença do Aedes aegypti e permite respostas mais rápidas às áreas com maior risco de infestação.
Agentes de endemias também irão atuar no controle de roedores nos bairros Imboassica (10/11), Aroeira (11/11), Malvinas (12/11) e Nova Holanda (13/11). As equipes atuarão com a colocação de iscas e atendimento às reclamações registradas pelo serviço.
As atividades de atualização do Reconhecimento Geográfico (RG) seguem ao longo da semana nos bairros Centro e Virgem Santa. O trabalho consiste no levantamento detalhado de residências, vias de acesso e características ambientais, fundamental para o planejamento eficaz das ações de vigilância em saúde.
A semana também contará com vistorias em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, empresas e órgãos públicos. As inspeções acontecem nos bairros Lagomar, Engenho da Praia, Botafogo, Barra de Macaé e Cabiúnas, com foco na identificação e controle de possíveis criadouros.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.