Macaé intensifica apoio a empreendedores

10/11/2015 10:18:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

Aplicativo desenvolve rede colaborativa de prestadores de serviço

A abertura oficial da Semana Global de Empreendedorismo foi marcada na noite desta segunda-feira (9), no Teatro Municipal de Macaé, pelo lançamento do aplicativo "Viva Oportunidade", rede colaborativa em serviços. A cidade é a primeira no Estado do Rio de Janeiro a implementar esta nova ferramenta. O público também assistiu à apresentação da Orquestra Popular de Macaé.

O evento de lançamento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães, do fundador da ONG Viva Rio, Rubem César Fernandes e do diretor-presidente da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), Alexandre Fernandes. Na ocasião foi assinado o contrato de cooperação entre a prefeitura e a Viva Rio.

O aplicativo Viva Oportunidade pode ser baixado no site www.vivaoportunidade.com.br para o sistema Android, e em breve no iOS. O Viva Oportunidade é uma iniciativa da Viva Rio criada para ser uma ferramenta de diálogo entre o prestador de serviço e os clientes.

O diretor-presidente da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), Alexandre Fernandes, explicou que o objetivo do aplicativo é desenvolver uma rede colaborativa de prestadores de serviço, através de uma plataforma digital, para criar oportunidades de trabalho, geração de renda e empreendedorismo.

O aplicativo servirá de subsídio para formalização, apoio e orientação para o processo de legalização dos prestadores de serviço, através do Microempreendedor Individual (MEI) pela Casa do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo. Outro destaque do Viva Oportunidade é proporcionar opções de desenvolvimento, por meio do programa de microcrédito produtivo orientado via programa Macaé Acredita.

Estratégias fomentam geração de renda

Para Vandré Guimarães, a parceria com a ONG e a programação diversificada do evento mostra mais uma vez que o município vem fomentando a cultura do empreendedorismo no enfrentamento da crise.

- Esperamos que ao longo da semana, cada palestra e workshop deixe nas pessoas uma semente que empreender é tão formal quanto um emprego em uma grande empresa, para tirar o seu sustento. O município tem dado o apoio ao empreendedorismo e em todo país desenvolvido esta é uma ferramenta importante de apoio à economia -, disse.

O fundador da Viva Rio, Rubem César, elogiou a visão do prefeito Dr. Aluízio, por investir em projetos inovadores, visando o empreendedorismo. "A nossa relação com Macaé já dura 13 anos, sempre com projetos voltados para geração de trabalho e renda. E mais uma vez a cidade lidera com a implantação do aplicativo Viva Oportunidade, frisou.

A Rede Global de Empreendedorismo é realizada simultaneamente em 130 países, como um movimento global que busca fortalecer a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando. Este ano, a Prefeitura de Macaé, por meio da Casa do Empreendedor, está promovendo capacitações e workshops gratuitos, na sede e região serrana do município, para diferentes públicos e com temáticas variadas sobre o empreendedorismo.

Empreendedor é destaque na abertura

A abertura da programação foi marcada pela palestra de Jussier Ramalho, que de jornaleiro se tornou um dos principais palestrantes e empreendedores do país. Ele conquistou sucesso empresarial ao abrir uma pequena banca de jornal, em Natal.

- Na minha visão, a crise está entre as duas orelhas, nós já passamos por outras crises, que já superamos e essa é mais uma. Hoje o que tem que ser feito é se readequar às novas necessidades dos clientes. O empreendedor tem que ver a empresa de fora para dentro, com o olhar do cliente, pois é o cliente que determina o mercado -, garantiu.

Jussier falou de toda sua trajetória e destacou temas como a utilização do marketing, pessoal e empresarial, para geração de diferencial no mercado. "O empresário não é dono de nada, quem é dono é o cliente, pois sem ele não existe empresa. Tudo gira neste ciclo, as pessoas sonham muito e fazem pouco", destacou.

Irreverente, Jussier interagiu com a plateia durante toda sua palestra, mostrou técnicas de planejamento que permitem inovar a partir de pequenas atitudes, que levam a grandes resultados. "A diferença de um vencedor e um perdedor é que o primeiro sonha e faz, o segundo sonha e não faz. A grande 'pegada' é sonhar, planejar, agir e persistir, não pode desistir na primeira dificuldade", comentou.

Programação - Nesta terça-feira (10), a programação continua, até 13 horas ocorre no Macaé Facilita de Córrego do Ouro o evento Gestão de Salão de Beleza, promovido pelo Sebrae. Já às 14h, haverá Workshop de Marketing Pessoal (Sebrae), na Associação Comercial de Macaé (Acim) e às 15h, palestra promovida pela Agência Municipal de Vigilância em Saúde (Amvisa) com o tema "Boas Práticas em Alimentos".

A palestra "Criando o Trabalho que Você Ama e Contribuindo para um Mundo Melhor" acontecerá às 19h, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. A empreendedora e escritora Alana Trauczynski conta sua história, de como fez a transição de carreira da hotelaria em Las Vegas para ser escritora no Brasil e logo após criou um negócio digital com o propósito de ajudar centenas de pessoas a recalcularem a rota das suas vidas.

Ela conta sua história fazendo um paralelo com as grandes tendências do empreendedorismo, segundo futuristas e pesquisadores da Singularity University, a universidade do Google e da Nasa no Vale do Silício. De forma criativa, fala sobre novos conceitos de empreendedorismo.


Fotos Relacionadas