logo

Macaé intensifica combate às arboviroses com ações da Vigilância Ambiental em Saúde

25/11/2024 07:01:00 - Jornalista: Janira Braga

O dia 30 de novembro será marcado pelo Dia D de Combate às Arboviroses; antes, na segunda-feira (25) tenda e mutirão no Centro e outras localidades ao longo da semana

No enfrentamento das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, mobiliza a população com uma série de ações educativas e de controle ambiental entre esta segunda-feira (25) e o sábado (30), o Dia D de Combate às Arboviroses. A Semana de Combate às Arboviroses visa aumentar a conscientização da população e reduzir os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Todas as ações acontecem no período da manhã, das 8h30 às 12h.

A programação inclui a instalação de tendas educativas em diferentes localidades, onde agentes de saúde estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre medidas de prevenção e controle das arboviroses.

Nesta segunda-feira (25), uma tenda educativa será montada em frente à Nova Aurora. A equipe da Cevas irá distribuir informativos e realizar atividades interativas e mutirão no calçadão. Na quinta-feira (28), a tenda educativa irá para a Nova Holanda, junto com o mutirão. Na sexta-feira (29), o Beco das Artes receberá a tenda e a Lagoa de Imboassica, o mutirão.

O dia 30 de novembro será marcado pelo Dia D de Combate às Arboviroses. “Diversas localidades estratégicas do município receberão ações simultâneas, reforçando a importância do engajamento de toda a população no controle das arboviroses. A Cevas reforça que a colaboração da população é fundamental nesse combate, e que pequenas atitudes, como eliminar objetos que acumulam água e cuidar da higiene dos ambientes, podem fazer toda a diferença na saúde coletiva”, comentou o coordenador do Cevas, Luan Campos.

Na terça-feira (26), o Cevas Itinerante será no Imburo e em Pindobas e na quarta-feira (27), na Cabeceira do Sana. Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.



Fotos Relacionadas