Macaé vai reunir os principais nomes nas tecnologias de exploração e produção de petróleo durante dois dias na Fundação Educacional (Funemac), Cidade Universitária, em 18 e 19 próximos. No encontro Macaé ITech, que tem apoio da prefeitura, será assinado o Manifesto de Interesse para Formatação da Tecnópole Regional e Parque Tecnológico de Macaé. O evento será aberto pelo prefeito Riverton Mussi, às 9h.
- Macaé é um centro urbano com amplo potencial de ensino e pesquisa favorável ao desenvolviento de indústrias de vários segmentos, especialmente ligadas à atividade do petróleo e temos de expandir esse conhecimento. Macaé é uma cidade que recebe e oferece tecnologias o tempo todo, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos.
Os participantes vão discutir, durante os dois dias, das 9h às 17h, o panorama atual e as recentes inovações tecnológicas e de produtos e serviços de Informação e Comunicação (TIC) para a atividade de óleo e gás no Brasil, incluindo as indústrias e a cadeia consumidora de petróleo.
No primeiro dia, das 8h às 9h, será feito o credenciamento e recepção dos convidados com café da manhã e em seguida haverá a composição da mesa e seminários. A palestra magna será ministrada pelo secretário de Desenvolvimento logo após o pronunciamento do prefeito.
No dia 18, quarta-feira, vão ser apresentados painéis com os seguintes tópicos: no Espaço Macaé, Cidades Digitais - Distribuindo conhecimento e fomentando a cidadania. Uma análise crítica das políticas públicas de inclusão digital e banda larga; Tecnópole - Um conceito para a Inovação e de Desenvolvimento Socioeconômico; e Oportunidades no setor de Petróleo com alto conteúdo tecnológico. No Espaço Rio, Pesquisa e Inovação como Alavanca de Desenvolvimento; Inovação na Indústria Eletroeletrônica; Inovação nas Micro e Pequenas Empresas. Haverá ainda Web Presentations, no auditório da Funemac, com palestrantes internacionais que vão abordar o tópico “Comodoro Conocimiento, um case de integração institucional e fomento à inovação na capital Argentina de petróleo”.
No dia 19, quinta-feira, no Espaço Rio, Painel I sobre Tecnologias para Apoio aos Polos de Petróleo e Painel II, Financiamentos para Inovação: Créditos Diretos e Lei do Bem. Já nos painéis internacionais os tópicos serão: Aplicações Inovadoras para Treinamentos; Indústria do Conhecimento em Petróleo – Promovendo o Desenvolvimento Econômico Através da Inovação; Aplicações de Tecnologias Remotas para Gestão de Recursos e Procedimentos Offshore, Alternativas para Operações no Pré-Sal; e Petrobras: Projetos Tecnológicos Nacionais e Internacionais.
No encerramento, no Salão da Inovação 2012, serão indicados três projetos selecionados e, em seguida, haverá sessão para assinatura do Manifesto de Interesse para Formatação da Tecnópole Regional e Parque Tecnológico de Macaé, com apresentação de Gustavo Miguelez, assessor especial da Indústria e Comércio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Macaé, no auditório da Funemac, das 16h30 às 17h.
Durante todo o evento, empresas e instituições nacionais e estrangeiras estarão apresentando soluções em tecnologia e TIC voltadas para a cadeia consumidora de petróleo. Os participantes devem se inscrever no site www.macaeitech.com.br, onde também podem obter toda a programação do evento, perfil dos palestrantes e comitê organizador do qual fazem parte, entre outros, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) de Macaé, Fernando Navega; e o presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Marco Antonio. A participação no Salão Itech de Inovação e nos seminários é gratuita. Mais informações pelo e-mail macaeitech@bpinstituto.com.br ou pelo telefone (21) 3974-5042.