Foto: Kaná Manhães
Unidade conta com 32 leitos, sendo quatro de emergência, e os demais para internações, além de três consultórios médicos
Com apenas uma semana de funcionamento, a nova sede da Unidade de Emergências Pediátricas (UEP) Doutor José Paulo de Mendonça, já se tornou referência para o atendimento de emergência 24 horas de crianças de 0 a 14 anos de Macaé. Este fato é decorrência de todos os recursos tecnológicos existentes, estrutura física e humana oferecidos no espaço, que garantem um melhor recebimento aos pacientes por parte da equipe de plantão que tem atendido em média de 150 a 200 pessoas diariamente.
A nova sede da Unidade de Emergências Pediátricas está localizada no antigo prédio do fórum, situada na esquina entre as ruas Francisco Portela com Coronel Amado, cedida pelo governo do estado a pedido do Prefeito de Macaé licenciado, Riverton Mussi. O espaço, que abrange uma área construída de dois mil metros quadrados, foi totalmente reformado para dar mais conforto e segurança aos usuários e funcionários da saúde que atuam no local.
De acordo com diretor médico da UEP, Cláudio Monteiro, a Unidade de Emergências Pediátricas é direcionada somente para atendimentos de urgência e emergência, como crises causadas por doenças respiratórias, vômitos, febre alta e dores graves, como as abdominais. “Se caso for necessário a criança é internada no próprio local, e se for algum caso de alta complexidade, encaminhamos para o Hospital Público Municipal (HPM - que é referência de atendimento na região)”, explicou.
A Unidade de Emergências Pediátricas de Macaé conta com 32 leitos, sendo quatro de emergência, e os demais para internações; três consultórios médicos; sala de recreação (com projeto de ampliação para uma brinquedoteca); sala de espera com TV, para uma melhor comodidade para os pacientes e seus responsáveis; além de uma equipe formada por cinco pediatras, um enfermeiro, seis técnicos em enfermagem, um nutricionista, um assistente social e um psicóloga.
“Com este novo local temos condições necessárias de realizar atendimentos mais humanizados e individualizados ao nosso público-alvo e acompanhantes, por estar totalmente adequado em termos de acomodações, exames emergenciais e profissionais capacitados para atender todos os casos de urgência pediátricas daqui do município”, concluiu Cláudio Monteiro.