Com a meta de qualificar 3.000 jovens para inserção no mercado de trabalho, a prefeitura de Macaé irá lançar nesta sexta-feira, 30, no Teatro Municipal, às 9h30, o convênio do Ministério do Trabalho e Emprego, Projeto Juventude Cidadã, no Projeto Macaé de Primeiro Emprego (PMPE). O público alvo do projeto, são, preferencialmente, jovens com idades entre 16 e 24 anos que apresentam alta vulnerabilidade sócio-econômica e sem vínculo empregatício anterior. O PMPE será gerido pela secretaria municipal de Trabalho e Renda.
O Ministério do Trabalho dará auxílio financeiro ao jovem voluntário participante do projeto, no valor de R$ 600, distribuídos em cinco parcelas de R$ 120, repassados diretamente aos jovens. Em contrapartida, a prefeitura de Macaé irá oferecer a supervisão do serviço voluntariado, desenvolver as ações de inserção no mercado de trabalho (contratação formal, auto-emprego, iniciativas de cooperativismo, associativismo e economia solidária, entre outras). O tempo previsto de execução é de seis meses.
Todas as secretarias de governo e fundações vão atuar de forma integrada com a Semtre para atender da melhor forma possível aos 3.000 jovens beneficiados com o projeto. De acordo com o cronograma, a divulgação dos selecionados será no dia 25 de julho. O início dos cursos está previsto para julho e agosto. A listagem abrange vários segmentos, entre eles, administração, alimentação, arte e cultura, beleza e estética, construção e reparos (revestimentos e instalações), transporte, turismo, vestuário, metalmecânica, plataformista e telemarketing.