Foto: Rui Porto Filho
Cidade se destaca no Boletim Rio Exporta 2025, da Firjan, como motor das vendas internacionais do interior do Estado do Rio de Janeiro Texto: Edie Lameu
Macaé tem reafirmado sua posição como uma das grandes potências econômicas do Estado do Rio de Janeiro. O município figura como protagonista nas exportações fluminenses, de acordo com a edição 2025 do Boletim Rio Exporta – Regionais, produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento revelou que, com exceção da capital, as demais regiões do estado somaram US$ 26,6 bilhões em vendas internacionais, o que representa 51% do total exportado. Dentro desse cenário, Macaé se destaca como um dos principais polos de comércio exterior do estado.
Mais do que números, os resultados refletem uma combinação estratégica entre o potencial natural da cidade com sua localização privilegiada e forte presença no setor de óleo e gás e os avanços promovidos pela gestão municipal nos últimos anos. Com políticas públicas voltadas para a desburocratização, incentivo à instalação de empresas, diversificação econômica e modernização da infraestrutura, a Prefeitura tem ampliado a competitividade do município no mercado global.
O presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, Rodrigo Santiago, avalia que o desempenho do interior, especialmente de cidades como Macaé e Itatiaia, é um indicativo claro da retomada do crescimento exportador nos polos regionais.
“É um sinal positivo do fortalecimento das ações internacionais das empresas fluminenses”, destacou.
“Esse reconhecimento reforça que Macaé está no caminho certo. Temos trabalhado com responsabilidade para diversificar a economia, atrair novos investimentos e gerar mais oportunidades para a nossa população. Ver nossa cidade se destacar nas exportações do estado é motivo de orgulho e resultado de uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o futuro dos macaenses”, ressaltou o prefeito Welberth Rezende.