Com a implantação da Reforma Administrativa em Macaé, a estrutura da antiga Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas migrou para a secretaria de Saúde. A antiga coordenadoria, no entanto, não deixou de atuar na linha de frente nas ações de conscientização e combate às drogas e tabagismo, tão somente foi transformada em uma Coordenação Geral, e está sob o comando da médica pneumologista Claudia Magaldi, realizando ações integradas com a saúde pública municipal. A nova coordenadoria, inclusive, já atua na organização de dois grandes projetos para a área, um visando os alunos da rede municipal e outro focado na população de rua.
De acordo com a coordenadoria geral, o primeiro projeto que será implantado, ainda neste semestre, será o “Prazer no Esporte”, que tem como alvo crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino do município. O projeto conta com o apoio de verbas do Governo Federal e será implantado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Já o projeto “Dá Para Fazer” é focado na população de rua e terá um grande alcance social. O objetivo, mais do que combater o avanço do uso de entorpecentes no município, é oferecer à população de rua, uma alternativa melhor de vida, através de qualificação profissional, emprego e moradia adequada.
Além destes dois grandes projetos sob o qual a equipe da coordenadoria está debruçada, as ações de conscientização sobre o uso de drogas e de combate ao tabagismo continuam normalmente, com a realização de palestras, cursos e ações educativas. A coordenadoria funciona de segunda a sexta-feira, no primeiro andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Macaé (antigo Hotel Ouro Negro). O telefone de contato é (22) 2765-8700.