Foto: Ana Chaffin
No sábado, acontecerá na Lagoa de Imboassica, importante manancial macaense, regata com pequenas embarcações, a partir das 8h
A Prefeitura de Macaé está mobilizada para comemorar o Dia da Água, no próximo sábado, 22 de março. As atividades são organizadas pela secretaria do Ambiente, através da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão de Águas e Território. O objetivo é a sensibilização em relação ao uso racional deste importante recurso natural, em suas mais diferentes formas.
Para comemorar este dia que trata de um tema tão importante para todos os cidadãos do planeta, várias atividades estão sendo programadas, começando na sexta-feira, 21 de março.
Neste dia, a partir das 09h e até às 17 h, a Praça Veríssimo de Mello contará com tendas com participação de empresas públicas, universidades e o Poder Público, representado pela secretaria do Ambiente e a Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão de Águas e Território, e também por secretarias que tenham trabalhos relacionados ao uso da água, como a secretaria de Saúde, apresentando trabalhos desenvolvidos no município em combate à dengue, a secretaria de Educação, com participação de oito escolas e 400 alunos por turno, entre outras.
Para este dia, estão programados:
- 10h - Grupo Contadores de História / 10h30 - "Curta Água" - Vídeos de produção local acerca do tema
- 13h - "Curta Água" - Vídeos de produção local acerca do tema / 14h - Grupo Contadores de História
- 14h30 - Apresentação das Ações da secretaria de Ambiente relacionadas ao tema
- 15h - Apresentação Teatral "Rio Esperança"
Lagoa de Imboassica - No sábado, dia 22, acontecerá na Lagoa de Imboassica, importante manancial macaense, regata com pequenas embarcações / caiaques / stand up / canoas, a partir das 08h. Essa regata percorrerá um trecho de 7 (sete) quilômetros, entre a barra da lagoa e o bairro Mirante da Lagoa.
Segundo a Coordenadoria, a regata não tem caráter competitivo, tendo como objetivo mostrar que a água, além de ser primordial para a existência de homens, animais e plantas, é também um importante meio de lazer, na sua utilização para a realização de práticas esportivas.
História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Esse dia em cada ano é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
Nesse dia, em 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, apresentando uma série de medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Como comemorar esta importante data
Com atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.