Com o objetivo de prevenir e diagnosticar o câncer do colo do útero a prefeitura de Macaé e a secretaria Especial de Saúde (Semusa) realizam entre os dias 22 e 29 deste mês a I semana de prevenção ao câncer do colo do útero com atendimentos e coleta do exame. A Campanha pretende chamar a atenção das mulheres sobre a importância da realização de exames preventivos para combater doenças evitáveis.
De acordo com o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, mais de 50 profissionais estarão envolvidos na campanha. Ele lembra que o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, deverão ocorrer aproximadamente 20 mil novos casos de câncer do colo do útero, ainda este ano. “É importante ressaltar, no entanto, que a doença é curável em 100% dos casos diagnosticados precocemente. Daí, a importância do exame preventivo”, diz.
A campanha acontecerá em diversas unidades de saúde na sede do município e na região serrana. Segundo a gerente do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, a ginecologista Vanja Beatriz Leite, a meta é atingir todas as mulheres que nunca fizeram o exame preventivo ou que estejam mais de um ano sem realizá-lo, além das gestantes.
-O exame preventivo ou Papanicolau é indolor e rápido, a mulher não precisa ficar preocupada ou com vergonha - diz, alertando que só através do exame é possível detectar o câncer do colo do útero. A recomendação é de que os exames sejam feitos, pelo menos, uma vez a cada ano.
Além dos exames, as mulheres que forem aos postos de saúde serão orientadas quanto à prevenção do câncer de colo de útero, que vai além do papanicolau. No local, elas receberão panfletos sobre diversas doenças.