Foto: Kaná Manhães / Luiz Bispo
Os interessados terão até o dia 28 deste mês para se inscrever, na Cidade Universitária
A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) iniciou as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal, pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Os interessados terão até o dia 28 deste mês para se inscrever entre os horários de 9h às 16h, na Secretaria Acadêmica da Fundação, no terceiro andar, situada na Cidade Universitária (Rua Aluízio da Silva Gomes,50). O início das aulas está previsto para o dia 20 de abril. O edital do processo pode ser conferido no site www.funemac.edu.br. Esta é a segunda turma do curso, criado em 2011.
O curso é uma parceria da Câmara Permanente de Gestão, Funemac, secretaria de Administração e o corpo acadêmico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, a nova turma em Gestão Pública é mais uma ação da administração do prefeito Riverton Mussi voltada para a qualificação do funcionalismo municipal. “O resultado é imediato e direto na melhoria dos serviços prestados pela prefeitura para o cidadão”, destacou Romulo Campos.
São oferecidas 50 vagas de ampla concorrência, acrescidas de 10% de vagas reservadas a funcionários da Funemac/FeMass (conforme Resolução nº 003/2002, do Conselho Diretor da FUNEMAC de 29 de abril de 2002), que participarem do processo seletivo e estiverem entre os candidatos classificados. O curso tem como objetivo desenvolver, capacitar e atualizar servidores concursados da Prefeitura, proporcionando-lhes uma visão global do novo paradigma da gestão pública, e principalmente, equipando-lhes com ferramentas de gestão para tornar o serviço público mais eficaz, eficiente e efetivo em sua prática profissional.
As aulas serão ministradas todas as sextas-feiras, e em alguns sábados conforme calendário, com previsão de término em maio de 2013. O curso é voltado para servidores com formação em áreas diversas do conhecimento e que possuam Graduação Plena, com diploma expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o superintendente Acadêmico da Fundação, Meynardo Rocha, serão exigidos os seguintes documentos: Preenchimento e devolução da ficha de inscrição, a ser retirada na secretaria acadêmica, no endereço supracitado; elaboração, de próprio punho, no ato da inscrição, de uma carta de intenção em participar do curso. (a mesma deverá ser devolvida, em formulário próprio, a ser retirado e entregue, junto à ficha de inscrição; aludindo, obrigatoriamente, ao cargo ocupado na Prefeitura Municipal de Macaé).
- No currículo deverão constar os dados pessoais; formação acadêmica; experiência profissional, com destaque para a atual função em desempenho na Prefeitura Municipal de Macaé, completou.
O curso enfatiza os desafios da Administração Pública, seu controle de despesas, planejamento orçamentário, política salarial, desenvolvimento de pessoal e todas as demais questões que determinam desafios aos gestores. O curso também contribui o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.
O processo seletivo será constituído de duas etapas obrigatórias. Na primeira (com valor de 20 pontos) consiste na elaboração de um texto dissertativo de acordo com a norma culta da língua portuguesa, de no máximo trinta linhas, em formulário específico, versando sobre a Nova gestão pública: republicana e democrática; Plano Diretor do Município de Macaé e a administração pública municipal no Brasil atual. Já a segunda será feita a análise da carta de intenção em consonância com o currículo, no valor máximo de 10 pontos; critério este que, além de classificatório, será utilizado para desempate caso hajam notas empatadas dentro do número pré-estabelecido de vagas para o curso. A classificação final do candidato será a soma da nota da primeira com a nota da segunda etapa seletiva.
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