logo

Macaé participa da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

28/09/2005 18:19:48 - Jornalista: Sérgio Lopes

Aproveitando o momento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se realiza de 20 a 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, idealizou uma Feira de Ciências nas escolas municipais.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, objetivo é estimular os alunos a desenvolverem projetos inovadores, os quais serão selecionados para serem expostos na Feira Municipal. Os temas para elaboração dos projetos são livres e não estão restritos à área de ciências. Os trabalhos serão realizados por alunos do Ensino Fundamental a partir da 5ª série e do Ensino Médio, organizados em grupos de até quatro alunos.

Cada escola organizará uma feira de Ciências interna, no período de 3 a 14 de outubro para selecionar os trabalhos que serão expostos na Feira Municipal e deverá entregar a ficha de inscrição até o dia 14, na Casa da Educação.

Metodologia
De acordo com os organizadores do evento, cada trabalho não poderá ultrapassar a dimensão de 1,20m de comprimento por 0,60m de largura, pois, estes serão colocados em mesas que possuem 0,60m de largura e serão dispostos lado a lado.

Cada trabalho deverá apresentar um banner contendo o nome da escola, o título, uma sinopse do trabalho, a equipe, os professores responsáveis e uma logomarca do evento. O banner deve ter no máximo 2m de comprimento por 1,20m de largura. Os trabalhos serão apresentados na tenda da Igreja Metodista nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

Serão oferecidos troféus às escolas e aos alunos vencedores, sendo 15 para os melhores trabalhos do ensino fundamental e cinco para os melhores trabalhos do ensino médio. Toda esta iniciativa tem sido desenvolvida em conjunto com a secretaria municipal de Educação, a Casa de Educação e todos os professores de ciências da rede municipal.

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia foi criada por decreto do presidente Lula, com o objetivo de criar um mecanismo que mobilize a população em torno dos temas e da importância da ciência e tecnologia. A iniciativa, que vem sendo usada com êxito em outros países, visa ainda contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada e com abrangência nacional.