Foto: Divulgação
Município terá quatro delegados, que serão eleitos durante o encontro
Representantes de Macaé participam da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, iniciado nesta terça-feira (30), segue nesta quarta-feira (31), na sede da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo é discutir políticas públicas e ciente das atualizações e modificações das leis referente ao idoso.
A vice-presidente do Conselho do Idoso de Macaé (Condim), Mariléia Ramos, explica ser importante que o município esteja representado e possa reafirmar o compromisso nos direcionamentos das políticas públicas para que todos os setores possam garantir o cumprimento dos direitos fundamentais da pessoa idosa.
"Serão eleitos quatro delegados de Macaé que estarão atentos às atualizações e a modificações das políticas públicas na garantia dos direitos das pessoas idosas em nosso município", acrescentou.
O encontro está sendo desenvolvido em quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas; subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. O segundo trata da educação, assegurando direitos e a emancipação humana; o terceiro, enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e o quarto eixo, 'Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação da políticas públicas'.
"Somos quatro delegadas de Macaé. Além de mim, o município está representado pela presidente do Condim, Mônica Gonçalves, Regina Oliveira e Rizete Medeiros", informou Mariléia.
Em caso dúvida ou denúncia, o contato pode ser feito pelo Disque 100, ou Ouvidoria do Ministério Público, pelo número 127. Em breve, o município de Macaé terá o disque idoso.