Macaé participa de campanha de prevenção ao câncer de pele

06/11/2006 16:11:38 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Macaé participa na próxima semana da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. O evento, que acontece no dia 18, das 9h às 15h no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a prefeitura, através da secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressaltou que o objetivo da campanha é a prevenção e a detecção precoce da doença, além do exame completo e orientações sobre cuidados da pele. “Se as medidas de proteção forem passadas corretamente para população, ela vai se tornar mais consciente de que o bronzeamento exagerado é ruim, não só porque promove o câncer de pele, mas também porque causa envelhecimento precoce”, disse.

O dermatologista e coordenador da campanha no município Edilbert Pellegrini, lembra que todos os exames serão registrados em um protocolo de atendimento, que permite a SBD desenvolver estatísticas confiáveis sobre o perfil e as características dos brasileiros que poderão desenvolver ou não o câncer da pele.

Edilbert acrescenta que as pessoas que apresentarem algum tipo de alteração na pele serão encaminhadas para o tratamento na rede municipal de saúde. “Com a incidência dos raios ultravioletas cada vez mais agressivo na Terra, as pessoas devem estar atentas quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são de pele clara, que possuem sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros”, alertou.

Ele explica que o câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. “A radiação solar ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele e se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares”, concluiu.