Macaé esteve presente na 3ª edição do Seminário Caminhos do Desenvolvimento. A programação promovida pelo Sebrae foi realizada ao longo desta quarta-feira (26), no Teatro Adolpho Bloch, Rio de Janeiro. O encontro discutiu políticas públicas para uma gestão eficiente, com foco no ambiente de negócios para Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Casa do Empreendedor estiveram no evento. Mariana Previtali, chefe de gabinete do Desenvolvimento Econômico, destacou que Macaé tem avançado nas estratégias voltadas ao fomento do empreendedorismo.
“O governo municipal tem atuado para garantir que tenhamos um cenário propício ao fortalecimento dos negócios já criados e ao surgimento de novas oportunidades. Participar desse encontro hoje é muito significativo pois nos permite ampliar o conhecimento e a troca de experiências”, afirmou Mariana.
Macaé, que foi campeã estadual do Prêmio Sebrae em Inovação em Compras Governamentais, através do Cartão Educação, também teve a oportunidade de conhecer mais de perto boas práticas como o projeto E.I.T.A! - Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta, de Recife, de fomento ao empreendedorismo e o Programa Acredita, do Governo Federal.
“Toda essa troca é fundamental para aplicarmos localmente. Essa iniciativa, do Ministério do Empreendedorismo, por exemplo, oferece programas de crédito, renegociação de dívidas e auxílio para os primeiros negócios. Todas essas ferramentas colaboram para impulsionar e fortalecer o empreendedorismo na nossa cidade”, concluiu Mariana.
O potencial do município também foi destacado pelo Diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa (Memp), Marcelo Strama.
“Macaé é uma cidade muito importante para o empreendedorismo do Rio de Janeiro. Gostaria de parabenizar o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal e dizer que estamos de portas abertas, porque é nisso que a gente acredita, nessa proximidade e na municipalização de todas as políticas nacionais”, declarou.
Guilherme Reche, Coordenador Regional Norte do Sebrae-RJ, salientou que a programação teve como propósito levar gestores públicos de todo o estado do Rio de Janeiro para um dia de imersão, em conteúdos de impacto para implementações. “Nosso principal objetivo é trabalhar continuamente lado a lado com as equipes das prefeituras para que possam implementar políticas públicas cada vez mais eficientes”, apontou.