logo

Macaé participa de encontro estadual de Cultura

27/07/2021 15:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Evento foi realizado em Carapebus, nesta segunda-feira (26)

Com o objetivo de aproximar e fomentar a cultura local, a secretária estadual de cultura, Danielle Barros, recebeu nesta segunda-feira (26), prefeitos e gestores de municípios do norte fluminense. O evento, que aconteceu em Carapebus, contou com a presença da primeira-dama de Macaé, representando o prefeito Welberth Rezende, Quelen Rezende, e com o secretário de Cultura, Edie Lameu.

''Precisamos viver o processo de retomada, a Cultura foi um dos setores mais afetados com a pandemia. Mas, estamos voltando, e nunca foi tão importante pensar nessas ações. Esse encontro nos permite compartilhar, ajudar os municípios, tratar de assuntos tão importantes. É preciso que os nossos gestores estejam preparados, que os recursos cheguem aos artistas, que os prefeitos estejam próximos, a Cultura é algo transformador'', afirmou Danielle Barros.

O secretário de Cultura de Macaé, Edie Lameu, reforçou as palavras de Danielle. ''Esse encontro é de extrema importância para gente poder trazer orientações e melhorias, principalmente para a Lei Aldir Blanc. Nesse momento, colocamos Macaé como parceira, para ajudar na construção desse diálogo, nos tornar mais próximos, não só de outros municípios, mas, principalmente, do estado'', disse.

O encontro contou com representantes das cidades de Campos, Conceição de Macabu, São Fidélis, Cardoso Moreira, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Santa Maria Madalena e Trajano de Morais.

''A cultura transforma uma sociedade. Vivemos tempos difíceis e mais do que nunca a cultura se faz necessária. Hoje temos a oportunidade de andarmos juntos, de fazer um trabalho integrado entre municípios e estado e, assim, melhorar as políticas públicas voltadas para este setor'', destacou a primeira-dama de Macaé, Quelen Rezende.

No período da tarde, a programação continuou com um encontro com os principais agentes culturais (fazedores de cultura) do Norte Fluminense, para discutir sobre a implantação da Lei Aldir Blanc, novos projetos e editais.

''O evento foi muito importante e esclarecedor. Esses encontros são sempre positivos. Cabe a gente, agora em Macaé cumprir as metas, participar e fomentar ainda mais a cultura na cidade'', disse Sérgio Alves Brito, o Bará, conselheiro suplente da vertente cultura popular de Macaé.


Fotos Relacionadas