De segunda a quarta-feira (dias 17, 18 e 19) da próxima semana, Macaé participará de eventos que discutirão políticas públicas para portadores de deficiência no estado. O município de Campos dos Goytacazes vai sediar dois eventos da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Dois conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD) de Macaé irão participar dos eventos.
Uma Audiência Pública e o Curso de Capacitação no Sistema dos Direitos das Pessoas com Deficiência pretende reunir, no município, 22 cidades do Norte e Noroeste Fluminense.
O objetivo é abordar dois importantes assuntos: a construção de cidades acessíveis e a implementação de políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com deficiência. Atualmente, no estado do Rio de Janeiro, cerca de dois milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência física: 15% da população.
O Curso de Capacitação, que acontece na terça-feira (18) e quarta-feira (19) pretende sugerir aos gestores públicos a implantação de núcleos, conselhos municipais de direito e grupos de trabalho para atuarem na defesa da pessoa com deficiência no Estado. Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 32 contam com trabalho dedicado à pessoa com deficiência.
Serão dois dias de imersão com foco nas questões relativas ao movimento de pessoas com deficiência, acessibilidade urbana e desenho universal. Na programação, atividades em grupo, painéis de discussão e plenárias pretendem integrar os municípios e favorecer a troca de experiências. Esta é a segunda edição do curso, que, até o final deste ano, pretende percorrer todo o estado do Rio de Janeiro.
Conselho da Pessoa com Deficiência de Macaé
Na reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Macaé (CMDPD) do mês de junho, que ocorreu na quarta-feira (12)), foram indicados os Conselheiros que irão participar destes momentos, voltados para fortalecimento dos direitos da Pessoa com deficiência. A diretoria do CMDPD foi convidada para participar da mesa da Audiência Pública, e para o Curso de Capacitação foram indicados os Conselheiros Cláudio Nunes e João Barcelos para representarem o CMDPD.
Além de Macaé, a capacitação abrange outras 21 cidades do Norte e Noroeste Fluminense, como Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, no Norte Fluminense; Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Varre-Sai, no Noroeste.