Promover o encontro entre representantes de diversos municípios da região, proporcionar o intercâmbio de experiências e aprofundar o debate sobre a política de abrigamento para mulheres em situações de risco e violência são alguns dos objetivos do III Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, realizado no auditório da prefeitura de Campos dos Goytacazes na quarta-feira (11).
O evento foi aberto pela primeira-dama do município, Tassiana Oliveira. Em seguida, a subsecretária de Políticas para Mulheres de Campos, Josiane Viana, ressaltou a união entre os municípios como estratégia para ampliar o diálogo e reflexões com a rede: “Sediar eventos como esse é muito importante para avançarmos. Quando nos unimos, somos mais fortes”, comentou.
Titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos, Madeleine Dykeman falou sobre a importância de se apoderar dos equipamentos que garantem a proteção das mulheres.
“O conhecimento é fundamental para que a gente possa levar adiante a informação. Nós seremos referência se alguém do nosso círculo estiver passando por alguma situação de violência. Se a gente sabe quais são os equipamentos para direcionar essa mulher, consegue orientar de forma adequada”, apontou.
A secretária de Políticas para Mulheres, Sheila Juvêncio, destacou o trabalho da rede de enfrentamento à violência e acolhimento às vítimas, reforçando a relevância do fórum como um espaço de discussões fundamental para a construção de processos de trabalho cada vez mais aperfeiçoados.
“As falas foram muito valiosas, com uma infinidade de dados muito ricos sobre a realidade da nossa região. É importante valorizar esses encontros porque é também dessas discussões que surgem novas ideias de como levar todo esse conhecimento ao alcance das mulheres, através de políticas públicas efetivas”, enfatizou.
O Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher acontece a cada dois meses, de forma itinerante. O próximo será realizado no mês de março, no município de Rio das Ostras.