logo

Macaé participa de reunião de integração econômica da Região Sudeste

11/05/2007 11:00:14 - Jornalista: Catarina Brust

O secretário Municipal de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, participou de reunião estratégica nesta quinta-feira (10), realizada pelos responsáveis da área econômica dos quatro estados da Região Sudeste. Júlio Bueno, Márcio Lacerda e Guilherme Dias, secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente, e Alberto Goldman, vice-governador de São Paulo e que também acumula o cargo de secretário de Desenvolvimento, participaram do encontro realizado na Firjan, no Rio.

Na pauta, a implantação de grupo de trabalho para tratar de forma integrada as questões relacionadas ao desenvolvimento da região.

– Com a formação de um grupo de trabalho será possível garantir a otimização da atração e retenção dos investimentos para a região. A iniciativa é fundamental e está alinhada com os movimentos para a área econômica que estão sendo conduzidos pelo prefeito Riverton Mussi. O prefeito de Macaé entende que o movimento de sustentabilidade regional precisa estar integrado ao desenvolvimento de todos os municípios da região – observou Alexandre Gurgel.

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia de Macaé, ressalta que o governo municipal já atua de forma integrada em espaços organizados como a Federação das Indústrias, Associação Comercial e todos os órgãos de âmbito intermunicipal e estadual. No encontro, Alexandre Gurgel fez uma exposição das potencialidades econômicas de Macaé e região e lembrou que a Bacia de Campos é responsável por 83% da produção nacional de petróleo e 42% do gás natural.

– O resultado desta reunião poderá ser visto a médio e longo prazo, onde a visão econômica do imediatismo não é acolhida por total inviabilidade. A implantação desse grupo de trabalho é um marco econômico e político histórico para a integração da região sudeste, ressaltou Gurgel.

Também participaram da reunião o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa de Vieira, o diretor geral da Organização Nacional do Petróleo (Onip), Eloi Fernández y Fernández, além de empresários da área econômica dos quatro estados da Região Sudeste