Foto: Divulgação
O evento, realizado em Foz do Iguaçu, reúne defensores e ouvidores públicos da América Latina, Caribe, África e Europa
O ouvidor Alex da Silva Xavier é o representante da Ouvidoria Geral do Município de Macaé do 15º Seminário do Instituto Latino-americano de Ombudsman – Defensorias del Pueblo (ILO). O evento, realizado em Foz do Iguaçu, reúne defensores e ouvidores públicos, além de mediadores da América Latina, Caribe, África e Europa.
Com o tema “Defensorias del pueblo e ouvidorias públicas: conflitualidade, desafios e contribuições à democracia”, o encontro, iniciado na quarta-feira (4) e encerrado nesta sexta-feira (6), teve o objetivo de discutir o papel das Defensorias e Ouvidorias Públicas na proteção dos legítimos interesses da população e na defesa da democracia. A edição prestou homenagem a Chico Mendes, por sua dedicação à justiça social e à defesa dos direitos humanos.
Segundo a Ouvidora Geral, Denize Neto, a participação do servidor da Ouvidoria Geral de Macaé neste evento demonstra o quanto Macaé está na vanguarda dos movimentos de garantia de direitos humanos e o compromisso do órgão municipal na construção de uma Macaé mais humanizada.
Para o Ouvidor, Alex Xavier, a participação no evento contribui para que o Sistema Municipal de Ouvidorias de Macaé seja fortalecido. “A ampliação da rede de parceiros possibilita que a Ouvidoria Geral se aproprie do debate referente aos direitos humanos e defesa da democracia em pé de igualdade com outros órgãos internacionais congêneres da América Latina e Caribe”, concluiu Alex.