Macaé participa do 5º Encontro de Ouvidores do Estado do Rio de Janeiro

27/10/2023 16:06:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Evento aconteceu nos dias 24 e 25 deste mês

O 5º Encontro de Ouvidores do Rio de Janeiro, organizado pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-RJ), contou com a presença de nove servidores representando a Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé, nos dias 24 e 25.

O evento foi realizado no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio, e contou com a presença de Ouvidores e representantes de Ouvidorias Públicas e privadas de todo estado, além da Controladoria Geral do Estado e Instituto Latinoamericano del Ombudsman - Defensorías del Pueblo (ILO).

A palestra magna discorreu sobre a “Mediação de Conflitos nas organizações públicas e privadas”. O tema foi tratado pela atual presidente do Instituto Latinoamericano del Ombudsman - Defensorías del Pueblo, Cristina Ayoub Riche. Ela salientou que a cultura da paz deve ser pensada e aplicada no cotidiano da prestação de serviços, visando avançar na eficiência desta atividade, e que o conflito pode ser visto “como boa oportunidade de transformação, se bem trabalhado”. O encontro também enfatizou a ouvidoria como instrumento essencial de gestão.

Em roda de conversa, o Diretor de Integridade e Ouvidor da Vibra Energia (antiga BR Distribuidora), José Eduardo Elias Romão, chama atenção para os indicadores de qualidade como parte fundamental do processo de trabalho. Em outra perspectiva, durante Oficina, a troca de vivências e experiências possibilitou a discussão sobre como transformar as ouvidorias em uma ouvidoria cidadã, resolutiva e proativa, com apresentações de resultados que o Observatório vem realizando em relação ao cumprimento da Lei 13.460, que regulamenta a participação, proteção e defesa de direitos dos usuários dos serviços públicos.

"É muito importante que o manifestante busque se ver como participante das ações do governo para que haja uma construção coletiva das políticas públicas", disse a Ouvidora Geral do município, Denize Neto, lembrando que Macaé é referência na implantação de ouvidorias em todo o país. As ouvidorias setoriais das Secretarias de Mobilidade Urbana, Proteção Animal, Ordem Pública, Obras, e do Hospital Público Municipal (HPM) também estiveram presentes no encontro compondo a comitiva macaense.

Macaé é o primeiro município do país a ter a função de ouvidor como cargo do quadro permanente de servidores, exigindo ensino superior com formação específica. Todos os servidores do Sistema Municipal de Ouvidorias de Macaé possuem a certificação oferecida pela Ouvidoria Geral da União (OGU) em parceria com a Escola Nacional de Educação (Enap).


Fotos Relacionadas