A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, participou do 6º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, em Brasília (DF), na última semana. O encontro, com diversas palestras, reuniu representantes de todas as regiões do país de forma presencial e online, nos dias 10, 11 e 12. O secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico de Moura Carneiro, participou da mesa de abertura.
Esse foi o primeiro encontro realizado depois da implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da criação da Senatran.
Durante o encontro, os participantes também visitaram a Escola Vivencial de Trânsito, conhecida como Transitolândia, no Parque Rodoviário do DER, em Sobradinho. O local tem como objetivo “ensinar às crianças do Ensino Fundamental I (de escolas públicas e particulares) como ser um bom pedestre, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco”.
Os servidores públicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Josiana Wilme e Cleber Nunes, participaram do 6º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito.
"A participação em eventos como esse evidenciam a capacitação e valorização do servidor público. Possuímos um corpo técnico altamente capacitado, que está desenvolvendo diversos projetos. São eles que fazem a secretaria funcionar, é neles que estamos investindo para melhorar o atendimento ao cidadão", ressaltou o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
O coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, também destacou a importância da participação em eventos de importância nacional.
"A participação dos servidores da secretaria em eventos como esse irão agregar valor ao trabalho que é desenvolvido pela coordenadoria. Desde o início do ano, com o apoio da gestão da secretaria, estamos realizando eventos focados no reforço da educação como ferramenta transformadora para um trânsito mais seguro na nossa cidade. Além dos trabalhos nas ruas com condutores, pedestres e ciclistas, também mantemos uma programação com palestras em empresas e ações nas escolas públicas e privadas. Para o ano que vem (2022) estaremos ampliando ainda mais os programas e participações sociais. Tudo isso para reforçar a importância do respeito às leis de trânsito e, principalmente, para reduzir o índice de acidentes", destacou Aracati.
Temas como "A educação para o trânsito no contexto da segurança viária", apresentação de Boas Práticas e projetos em Educação para o Trânsito, foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro. Ao final, foi definida a frase "Juntos Salvamos Vidas", que será utilizada nas campanhas de trânsito para 2022.