Neste domingo (20), a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé estará comandando uma limpeza geral na Lagoa de Imboassica, dando início a um amplo programa de limpeza do patrimônio ambiental do município. O projeto ecológico tem início no Dia Estadual de Limpeza dos Rios, que vai reunir mutirões em todo o Estado do Rio. Serão disponibilizados máquinas e ferramentas adequadas.
Na semana passada, a prefeitura realizou a abertura da barra da Lagoa. A ação deste domingo vai ajudar na limpeza do local, que está com o nível de água baixo. A abertura da barra, realizada a cada dois anos e meio, promove a troca de água. Além disso, todos os sedimentos que estão no fundo desse importante ecossistema são removidos. Durante a troca da água, espécies de peixes marinhos, como tainha, robalo, parati e tilápia podem habitar na Lagoa de Imboassica.
A ação de Macaé faz parte do projeto “O Rio ama os rios, cuide bem do seu”, quando cerca de cinco mil voluntários promoverão mutirões de limpeza em pelo menos um rio de cada município do Estado. Na capital, o governador Sérgio Cabral, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc e a presidente da Serla, Marilene Ramos, iniciarão a agenda na Ecobarreira do Rio Meriti, próximo ao Trevo das Missões, em Duque de Caxias.
Esta será a segunda edição do evento. A data marca o reforço na mobilização da população fluminense em torno da recuperação e da preservação dos rios, praias e lagoas. Destaca também a importância de conservar limpos os corpos hídricos, evitando assoreamento e conseqüentes enchentes em períodos de chuva. Somente em 2007 foram retirados 3 milhões de metros cúbicos de resíduos em operações de desassoreamento de canais, rios e lagoas em todo o Estado.