Autor do Hino de Macaé, o maestro e pianista Lucas Vieira, 77 anos, faleceu na tarde desta sexta-feira (6), vítima de falência múltipla dos órgãos, causada por complicações na aorta. O maestro foi professor particular de música da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e do Colégio Estadual Luiz Reid, influenciando toda uma geração de músicos da cidade.
- É uma perda irreparável para a cultura macaense. Além de um grande músico, Lucas Vieira tinha amor por Macaé, lamentou o secretário executivo de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles.
Lucas Vieira estava afastado do trabalho há cerca de dois anos por problemas de saúde. Depois de morar no Rio de Janeiro desde a década de 60, ele havia voltado para Macaé há cerca de 10 anos, em busca de uma vida mais tranqüila. Durante boa parte de sua carreira, Lucas Vieira trabalhou com o ator e cantor Ivon Cury, que acompanhou em excursões pela Europa.
Solteiro e sem filhos, Lucas Vieira fez a música do Hino de Macaé, cuja letra foi de seu amigo, o historiador macaense Antônio Alvarez Parada. De família tradicional na cidade, ele era irmão de Hilma Vieira, a tia Hilma, professora de dança da terceira idade.