Foto: Moisés Bruno / Ana Chaffin
A ação terá início nesta segunda-feira (6)
A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), inicia nesta segunda-feira (06), o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. A ação acontece até sexta-feira (10) em todos os bairros da área urbana e Região Serrana, que serão divididos em 13 estratos, com a meta de vistoriar cinco mil imóveis.
Segundo o gestor da Cevas, Luan Campos, o levantamento faz parte do trabalho de enfrentamento e combate das arboviroses.
Luan ressalta que é importante a população receber os agentes e ficar atenta, para evitar que seu imóvel tenha condições favoráveis à reprodução do mosquito, removendo depósitos móveis e vedando os depósitos fixos de água parada.
“No último levantamento os dados apontaram que 90% dos focos estavam dentro dos imóveis, em depósitos a nível do solo como caixas d´água, tambores e pratos de plantas”, disse.
Solicitações e denúncias
“Os agentes irão inspecionar os imóveis e pontos comerciais, distribuídos por todos os bairros. As amostras recolhidas serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro, o local onde a larva foi encontrada, se é residência, comércio ou terreno baldio”, explicou.