logo

Macaé poderá ter Centro de Excelência do Basquete

22/02/2006 15:06:29 - Jornalista: Renata Luz

Macaé se candidatou para ser o centro Nacional de Excelência do Basquete. A decisão final será tomada em março, junto com a Confederação Brasileira de Basquete. A candidatura de Macaé foi oficializada durante reunião em Brasília, entre o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, o prefeito Riverton Mussi, o presidente da Fundação de Esporte, Alex Moraes, o subsecretário de Esporte Valter Bittencourt, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Jorge Siqueira, e o secretário de Governo, André Braga.

Durante a reunião, que aconteceu em Brasília na manhã desta quarta-feira, ficou decidido que Macaé está habilitada para a concorrência. No dia sete de março a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) apresenta os padrões técnicos e alguns critérios que deverão ser avaliados que a cidade receba o Centro. O município também estará disponibilizando todas as informações sobre sua infra-estrutura e sobre o esporte na cidade.

O prefeito Riverton Mussi informou que a reunião foi excelente:

- Esperamos que a ida do Centro de Excelência de Basquete para Macaé seja uma forma de levarmos o desenvolvimento do esporte para a cidade, além de podermos receber atletas da seleção brasileira. A parceria será entre o Ministério dos Esportes a CBB e a prefeitura. O ministro se comprometeu a apresentar Macaé e esperamos agora só a batida do martelo. Outras cidades se candidataram, mas Macaé será a primeira apresentada. Esse projeto envolve o desenvolvimento do basquete profissional nas seleções brasileiras, tanto adulta como também categorias de base, informou o prefeito.

Segundo Alex Moraes, presidente da Fesporte, Macaé apresenta-se como forte candidata para viabilização do centro de excelência nacional do basquete. “Nossa cidade está preparada com toda infra-estrutura necessária para receber o titulo de capital do Basquete, comentou.

O subsecretário de Esporte, Valtinho, afirmou que o município está dando um passo muito importante no âmbito esportivo nacional. “Isso demonstra mais uma vez o interesse do prefeito em transformar nossa cidade em um grande pólo esportivo Nacional”, afirmou. O ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz informou que a cidade de Macaé está concorrendo com outras cidades da região sul e sudeste. Ele citou duas cidades como exemplo: Franca (SP) e Blumenau (SC).