Foto: Ana Chaffin
Processo de monitoramento da despoluição da Lagoa de Imboassica é projeto prioritário
A população de Macaé pode contribuir com as prioridades para o município. Responda a pesquisa no portal do projeto Macaé por Você: www.macaeporvoce.com.br. No questionário, os cidadãos estão convidados a compartilhar suas percepções e expectativas sobre o presente e o futuro da cidade. A ferramenta é apenas uma das etapas do plano estratégico de desenvolvimento de curto, médio e longo prazos para Macaé. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores e a capacidade das entregas da prefeitura, por meio de gestão orientada a resultados, transparente e participativa.
O portal Macaé Por Você conta com a área “Pesquisa” e, ao acessá-la, todos poderão opinar com o preenchimento de questionário sobre o atual momento da cidade e o futuro desejado para Macaé. É a oportunidade de elencar os principais desafios e oportunidades, nos aspectos urbanos, sociais, culturais, políticos, institucionais, de desenvolvimento econômico e ofertas de serviços públicos.
Projeto é pioneiro na cidade
O Projeto “Macaé por Você” é pioneiro na cidade. As ações para apoio à gestão já ajudam a estruturar e acelerar as entregas que produzam melhorias significativas à população, aumentando a eficiência e a produtividade do governo municipal. No total, o projeto terá seis etapas formadas por: pesquisa, análise retrospectiva, cenários, benchmark (melhores práticas), plano estratégico e o programa com foco na gestão "Macaé para resultados". A iniciativa resultará em 19 produtos, dos quais oito já foram entregues. Esse processo conta com um sistema informatizado de gestão – o SIGEOR Macaé. Também está prevista a estruturação de um Núcleo de Captação de Recursos, com foco em análise de recursos externos e gestão de convênios nacionais e internacionais, além de PPPs.
Em dezembro do ano passado, foi realizado o evento de pactuação da carteira de projetos estratégicos. Essa etapa marcou o início do processo de monitoramento dos projetos prioritários. Nessa etapa, foram escolhidos sete projetos para iniciar o processo de monitoramento intensivo: Avaliação e Melhoria da Atenção Básica em Saúde; Ampliação e Melhoria da Atenção de Média e Alta Complexidade em Saúde; Expansão da Oferta de Educação Infantil e Ensino Fundamental; Despoluição da Lagoa de Imboassica; Logística do Petróleo em Macaé; Desenvolvimento Humano; e Macaé Digital.
Também já foi entregue um diagnóstico socioeconômico da cidade, com análise de 107 indicadores, agrupados em dez categorias. Nesta semana, foi apresentado o estudo de Benchmark de boas práticas de outras cidades, com o intuito de apoiar no processo de reflexão estratégica para Macaé. Ainda em fevereiro, serão debatidos os cenários para os próximos 20 anos do município.