Macaé prepara a realização da 6ª Conferência Municipal das Cidades

11/06/2024 19:31:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Programação será nos dias 3 e 4 de julho, na Cidade Universitária

A preparação da 6ª Conferência Municipal das Cidades está a todo vapor. A comissão organizadora se reuniu nesta terça-feira (11) para definir os últimos da programação que acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, na Cidade Universitária, auditório Cláudio Ulpiano (bloco A). O tema deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

A expectativa é de que, durante a conferência, ocorra a aprovação de propostas que impactem diretamente na transformação positiva da realidade local. Estas propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual, com vistas à Conferência Nacional, prevista para novembro. A reunião desta terça-feira foi realizada no Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim) da Prefeitura de Macaé. Foram definidas questões como coordenadores, mediadores e temas.

A comissão é composta por integrantes do poder público; entidades dos movimentos sociais e populares; entidades empresariais; entidades dos trabalhadores; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; e organizações não governamentais. Estavam presentes representantes da sociedade civil organizada e secretarias municipais como Casa Civil, Meio Ambiente, Procuradoria Geral, Associação Raízes e SOS Praia do Pecado.

A Conferência Municipal visa a discussão e decisão sobre políticas públicas municipais. O evento, no dia 3 de julho, começará a partir das 18h30 e haverá cerimônia de abertura e debates. Já no dia 4 de julho serão realizadas as atividades dos grupos de trabalho e votação, entre 8h30 e 18h. No último dia, haverá plenária final, discussão e votação das propostas para encaminhar à etapa estadual, eleição dos delegados para a Conferência Estadual e dos representantes do Conselho da Cidade de Macaé. A iniciativa visa indicar prioridades de atuação à administração municipal e ao Ministério das Cidades.

A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Macaé tem a finalidade de propor políticas e soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta. Para isso serão debatidos os seguintes eixos: Eixo 1 – Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas; Eixo 2 – Gestão Estratégica e financiamentos; Eixo 3 – Grandes temas transversais.


Fotos Relacionadas